ACIRS DEBATE: 28/10/2013

XV ACIRS Debate - Atuação dos parlamentares do Alto Vale

Confira o resumo dos assuntos discutidos na décima quinta edição do ACIRS Debate, com os deputados estaduais Aldo Schneider, Jailson Lima da Silva e Jorge Teixeira, e o deputado federal Rogério Mendonça.

ALDO SCHNEIDER – O parlamentar falou dos projetos andamento na ALESC e de sua função como líder do governo na Assembleia. Comentou que a duplicação da BR-470/SC não será fácil por conta da burocracia na gestão pública e porque é necessária uma decisão política. Concorda com a inserção da obra no PAC para melhorias pontuais e a construção de terceiras pistas. Afirmou que as verbas para combate às cheias, cujo destino foi alterado pelo governo, com aval da ALESC, foi somente uma substituição orçamentária. O recurso que seria encaminhado aos municípios foi para a Secretaria de Estado da Infraestrutura, responsável pela elaboração de projetos para a recuperação das SC’s atingidas pela enchente. Quanto a necessidade de pavimentação da Estrada da Madeira, entre Agronômica e Trombudo Central, afirmou que não há nenhum projeto ainda, apenas a reivindicação.

JORGE TEIXEIRA - Lembrou das prioridades regionais como o aeroporto de Correia Pinto, o Hospital Regional, Hospital Samária, a construção do gasoduto, escolas técnicas, entre outras. É a favor da duplicação da BR-470/SC e das ações pontuais nos acessos de Trombudo Central, Rio do Sul e Pouso Redondo, assim como nos trechos onde há desabamentos e problemas com tubulações.

JAILSON LIMA DA SILVA – Comentou sobre suas ações para moralização administrativa na ALESC e também no Ministério Público. Contestou o estudo do DNIT sobre o esgotamento da capacidade da BR-470/SC até 2017. Para ele bastam as melhorias pontuais de capacitação, além da privatização da rodovia.

ROGÉRIO MENDONÇA (PENINHA) – O parlamentar aproveitou o evento e distribuiu uma cartilha com o resumo das 66 proposições que fez e sobre emendas como os R$ 16 milhões para investimentos no recolhimento e transporte de resíduos sólidos e R$ 18 milhões para veículos adaptados para as APAEs da região. O deputado federal garantiu que irá reivindicar a inclusão da obra de duplicação total da BR-470/SC no PAC. Também destacou seu empenho pela implantação do Corredor Ferroviário de Santa Catarina.