ACIRS DEBATE: 23/10/2014

XVII ACIRS Debate: Você é um líder? Sua empresa tem um?

“A ideia é pensar. Um convite para um desafio que não é de hoje”. Foi com essa frase que Flávio Rodrigues Costa deu início ao ACIRS Debate de quinta-feira, 23 de outubro, na Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS). O evento, realizado, com apoio do BRDE, abordou o tema “Gestão de Pessoas na Era digital”.

A primeira discussão foi sobre como identificar e formar um líder, já que ele é peça fundamental em uma empresa. Costa falou sobre programas de desenvolvimento de lideranças e a sucessão de novos líderes, que irão substituir os atuais.

Destacou que o líder precisa acreditar no processo para, assim, estimular os demais. É preciso ser comunicativo, ter iniciativa e capacidade de filtrar o melhor caminho a ser seguido. Outro ponto de discussão foi a necessidade de estar conectado.

Com o avanço tecnológico e a vinda da geração Y, a gestão precisou evoluir. Os recursos são outros e o perfil dos profissionais também. O dinamismo é a principal característica de quem quer se manter competitivo.

Segundo o palestrante estamos na geração das coisas descartáveis. E é assim também com o trabalho. Os novos profissionais querem dinamismo e mudanças, o que gera uma alta rotatividade. “É a geração do vídeo-game, eles querem desafios, ir para a próxima fase, ou game over!”.

Na sequência os participantes puderam discutir e questionar sobre formas de trabalho, gestão de pessoas e integração às mídias.
Por fim, foi divulgado o Programa Estadual de Acesso a Mercado, do SEBRAE, que tem o objetivo de auxiliar as empresas de micro e pequeno porte a aumentar as vendas por meio de um pacote de ações como: rodadas e sessões de negócios, bazares, seminários e oficinas. A participação é totalmente gratuitas. Mais informações pelos telefones (47) 8854-3263 / (48) 8431-7157 ou pelo email altovale@facisc.org.br.

O próximo ACIRS Debate está previsto para o dia 05 de novembro, às 7h30. O tema será a “Relação Fisco x Contribuinte no Cumprimento das Obrigações Tributárias”, com Deonísio Koch.

FLÁVIO RODRIGUES COSTA: É psicólogo, mestre em psicologia social e doutorando em psicologia; professor dos cursos de MBA em gestão de pessoas, gestão empresarial e gerenciamento de projetos na Fundação Getúlio Vargas (FGV); pesquisador, palestrante e consultor; sócio diretor da FLARC e consultoria em RH.

Clique aqui para baixar o arquivo ACIRS Debate - Gestão de Pessoas na Era Digital