A ACIRS defende a construção do Corredor Ferroviário de Santa Catarina com a manutenção do traçado original pelo Vale do Itajaí, conforme definido pelos Estudos de Viabilidade do Sistema Ferroviário de Santa Catarina. Estes foram desenvolvidos de 2001 a 2003 pelo Governo do Estado em convênio com o Ministério dos Transportes (Convênio 007/2001MT/SC e contrato 004/2001SC/STO) e o resultado foi a elaboração do Projeto Preliminar do segmento denominado Corredor Ferroviário de Santa Catarina.
Atualizado em 24/02/2015
COMO ESTÁ
O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTE-A) que irá apontar o traçado da ferrovia está em elaboração pelo Consórcio PROSUL/SETEPLA/URBANIZA/HANSA e deve ser concluído até setembro de 2015.
A partir do mês de abril as informações já coletadas em campo devem apontar três alternativas de traçado. A expectativa é que sejam avaliadas 33 variáveis (PIB, população, relevo, entre outras), que irão compor uma análise multicriterial.
Um dos três traçados apontados pelo EVTE-A será selecionado, em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina, para a realização do levantamento aerofotogramétrico e do projeto básico de engenharia. O pacote de investimentos, das três etapas até a elaboração do projeto básico, irá custar R$ 46,5 milhões.
ETAPAS A SEREM VENCIDAS
- Inclusão da ferrovia no Programa de Investimento em Logística (PIL);
- Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental;
- Levantamento aerofotogramétrico;
- Projeto básico;
- Eia/RIMA;
- Licença prévia;
- Licença de instalação;
- Obras/supervisão.
OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O CORREDOR FERROVIÁRIO:
http://www.valec.gov.br/acoes_programas/CFSCItajaiHervalSaoMiguelDionsio.php
LICITAÇÕES EM CURSO:
http://www.valec.gov.br/Licitacoes/concorrencia00413.php