BOM DIA ACIRS: 07/05/2015

Bom Dia ACIRS aborda questões do E-Social

As colaboradoras Roselene Goedert e Michele Bento Ender, da New Vale Sistemas, empresa integrante do Núcleo de Informática do Alto Vale do Itajaí (NIAVI), prepararam 20 questões sobre o E-Social para serem apresentadas durante o Bom Dia ACIRS. O evento foi realizado na quinta-feira, 07 de maio, na Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS).

Após a recepção feita pela diretora de Núcleos, Karine Sabino, Roselene e Michele explicaram o que é o E-Social ou Folha de Pagamento Digital. Trata-se de um Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas e faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), que foi lançado em 2007 e que será obrigatório para todos os empregadores. Os objetivos do E-Social são: viabilizar a garantia de direitos previdenciários e trabalhistas; Simplificar o cumprimento das obrigações; Aprimorar a qualidade de informações das relações de trabalho, previdenciárias e fiscais.

Elas citaram as principais mudanças que o sistema trará como a unificação no envio de dados para o governo de forma eletrônica. “Precisaremos promover uma mudança cultural na região para que as empresas estejam adequadas ao novo sistema”, apontaram. Sobre o cronograma de implantação, as profissionais disseram que não há data certa para o início, somente uma previsão para janeiro de 2017. Entre os benefícios esperados está a redução da burocracia para as empresas e a simplificação da fiscalização para o governo.

No entanto, durante o período de transição para o novo sistema, as empresas deverão continuar também com a forma de envio antiga para garantir que as informações não se percam. Além disso, os documentos também precisarão ser guardados durante cinco anos (para Receita Federal) e 30 anos (para o Ministério do Trabalho e Emprego).

Também foram abordados, durante o encontro, temas como o cadastro de funcionários, prazos para envio de arquivos, utilização do software, áreas da empresa que estarão envolvidas, penalidades para quem não se adequar. Ao final, foram respondidas outras dúvidas dos participantes.

O Bom Dia ACIRS é promovido pelo Conselho de Núcleos da ACIRS para que os empresários compartilhem conhecimentos e informações, que possam ajudar na gestão de seus negócios, além de favorecer a ampliação da rede de contatos.

Confira mais fotos:
Clique aqui para abrir a galeria