BOM DIA ACIRS: 28/07/2015

Planejando a sucessão familiar para a continuidade dos negócios

Para a segunda edição deste ano do Bom Dia ACIRS, promovido pelo Conselho de Núcleos da Associação Empresarial de Rio do Sul, foi convidado o diretor da Fiscall Soluções, Renato Vieira de Avila, que ministrou a palestra “Os sete erros do planejamento sucessório e tributário nas empresas familiares”.

Segundo o palestrante as empresas familiares são mais fortes. “Elas são mais lucrativas, têm mais tempo de vida e são estáveis. O Japão é o país com maior número de empresas familiares e, no Brasil, são elas que sustentam a economia nacional”, contou Avila. Ele explicou que promover a sucessão familiar significa, antes de tudo, viabilizar a convivência entre as gerações. Também citou alguns exemplos de grandes organizações empresariais mantidas por famílias.

Depois, esclareceu os sete principais erros cometidos na hora da sucessão: Escolha equivocada do profissional que irá executar a tarefa; desconsiderar a história, o poder e as mudanças da empresa; motivação errada para a sucessão; não utilizar governança corporativa; transformar conflitos em litígios; contratar terceiros para profissionalizar a gestão ao invés de capacitar os próprios gestores e, não avaliar o desempenho periodicamente.

Avila também explicou os diferentes tipos de empresas familiares, de acordo com os sócios, podendo ser formada por marido e mulher, irmãos, primos, etc. Citou a importância do planejamento sucessório para manter o negócio. “Das empresas que fecham as portas, 80% das causas são os conflitos internos, muito comuns entre os familiares”, concluiu.