Notícias 26/04/2016

Coordenadores de núcleos discutem sobre liderança

O Conselho de Núcleos da Associação Empresarial de Rio do Sul, reuniu-se na segunda-feira, 25, para discutir e planejar ações

O assunto central da reunião, entre os coordenadores de núcleos da ACIRS, foi o desenvolvimento de líderes. A consultora regional da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Scheila Lenzi, destacou quais são as características que um representante de núcleo deve ter ou desenvolver.

Segundo a consultora da FACISC, há três tipos de relações entre líderes e liderados: o intimidador, o por conhecimento e por identificação. Portanto a postura de quem coordena o núcleo vai refletir no desenvolvimento do grupo, ela vai influenciar na participação dos nucleados diante das ações, no interesse em dividir experiências e no comprometimento junto aos planos traçados.

Entre as características de um líder estão: saber ouvir, assumir responsabilidades, estar aberto a discussões, permitir que mais pessoas cheguem à liderança, tomar decisões e gerar engajamento.

Tão importante quanto ser um líder é dar espaço e suporte para outros. “Todos já ouviram falar sobre liderança, porém é importante frisarmos que ser líder é também ajudar para que outros integrantes do grupo desenvolvam –se como líderes”, reforça Scheila Lenzi.

“Essa conversa vem para destacar a importância dos coordenadores dentro dos núcleos, nós precisamos deles. Mas é importante vermos também os futuros líderes”, afirma a diretora de núcleos, Karine Sabino.