ACIRS
Bom dia, hoje é dia 05/08 e são

Notícias 08/04/2013

Ampliar/Diminuir Texto Imprimir Notícia

Empresários visitam a Usina de Salto Pilão

A tarde de sexta-feira foi diferente para a diretoria, colaboradores e coordenadores de Núcleos da ACIRS.


A tarde de sexta-feira foi diferente para a diretoria, colaboradores e coordenadores de Núcleos da ACIRS. Um grupo de quase 20 pessoas conheceu as instalações da Usina Hidrelétrica Salto Pilão, em Apiúna. Já na entrada, os convidados foram recepcionados pelo assessor de imprensa, Jair Fabiciack, que falou sobre o projeto, a história e características do empreendimento.
“A Usina de Salto Pilão é uma das três maiores usinas subterrâneas do país. Durante a construção foram contratados 1,2 mil trabalhadores diretos e 600 indiretos, que atuaram 24 horas por dia, em três turnos, durante sete dias por semana. Hoje, não precisamos mais do que 35 pessoas e, a maioria são vigilantes”, afirmou Fabiciack.
 
Em seguida, a comitiva assistiu a um vídeo institucional, no Centro de Atendimento ao Visitante. A usina não possui reservatório de água, pois aproveita a vazão do rio, cuja média é de 113 metros cúbicos por segundo. “Em 2012 tivemos problemas com a falta de chuva e operamos com a vazão mínima. Não temos reservatório porque isso iria afetar as cidades ao longo do rio”, completou o assessor.
 
Ele também falou do problema do lixo na captação da água, que é retirado com caçambas toda semana. “O que mais nos preocupa são as embalagens de agrotóxicos e as garrafas pet”. Outra questão que mereceu cuidados especiais foi a preservação de uma planta endêmica da região, a Raulinoa echinata (Cutia-de-espinhos).
 
A visita continuou nas instalações da usina, nove metros abaixo da terra, onde o grupo conheceu a tecnologia usada, o funcionamento da hidrelétrica e a dimensão do empreendimento. Dois técnicos acompanharam os visitantes e tiraram as dúvidas que foram surgindo.
 
A comunidade também pode agendar visitas, que são realizadas de segunda à sexta-feira.
 
Outras informações pelo telefone (47) 3353-6018.
 
 
Voltar


Balanço de ações sociais

quantos somos:
650
associados
Junte-se a Nós
Associe-se!
Endereço Rua Herculano Nunes Teixeira, 105
Térreo, Budag - 89165-478
RIO DO SUL / SC

Contato Telefone: (47) 3531-0500
E-Mail: acirs@acirs.com.br
Newsletter Fique por dentro de tudo
que acontece na ACIRS.

Todos os direitos reservados - ACIRS - 2014 - WLive!