ACIRS
Bom dia, hoje é dia 05/08 e são

Notícias 21/10/2013

Ampliar/Diminuir Texto Imprimir Notícia

Nucleados trocam experiência sobre o MPE Brasil

Um grupo de empresários que participam dos núcleos setoriais e temáticos da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) participaram, na sexta-feira, de uma visita técnica na Rioar Automação Industrial, vencedora da etapa estadual do Prêmio MPE Brasil, em 2012, na categoria Inovação.


Um grupo de empresários que participam dos núcleos setoriais e temáticos da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) participaram, na sexta-feira, de uma visita técnica na Rioar Automação Industrial, vencedora da etapa estadual do Prêmio MPE Brasil, em 2012, na categoria Inovação. 
As diretoras, Luana e Daniele Theiss, apresentaram a empresa, explicando como é a missão e visão, a estrutura operacional, produtos, serviços e o mercado onde atuam. Em seguida, falaram sobre o prêmio recebido graças à criação do Grupo de Inovação (GI) na empresa. “O grupo é uma fonte de ideias e conta com a participação de todos os funcionários para melhorar processo, serviços e produtos”, afirmaram. 
O objetivo principal do GI foi disseminar uma cultura da inovação entre a equipe, por meio de reuniões mensais, onde são discutidas as sugestões. “Não se trata de reinventar a roda, inovação pode ser algo simples, que traga ganhos significativos. É a partir de um problema ou necessidade que surgem as inovações”. 
A metodologia aplicada veio de um curso do Sebrae Mais, em que as empresárias participaram. Elas apenas fizeram algumas modificações, já que o conteúdo era voltado somente para gestores. “Adaptamos as planilhas para a equipe, tudo é documentado e padronizado. As ideias são premiadas conforme as etapas do processo”. 
O GI da Rioar trabalha com seis fases: Levantamento de ideias, seleção, definição de recursos, implementação, aprendizagem e premiação. As ideias são classificadas em inovação, quando trazem resultado financeiro; melhoria, quando trazem resultado significativo; e sugestões, quando não traz ganhos reais. “No começo era uma chuva de sugestões, mas o grupo amadureceu e agora surgem mais ideias inovadoras e melhorias”. 
Desde a criação do grupo a empresa já recebeu 94 ideias e, dessas, implementou 50. Outras 11 estão em andamento, sendo que seis são novos produtos e serviços. As empresárias ressaltaram ainda outras vantagens como a divulgação da marca, o comprometimento dos colaboradores, a melhoria no clima organizacional, o retorno financeiro, o aumento no mix de produtos, a satisfação do cliente e as novas parcerias. 
Ao final da apresentação, Luana e Danielle responderam dúvidas dos visitantes. A auxiliar administrativo da Efetiva Informática, Luciane M.C. Werner, participou da visita. “A apresentação foi objetiva, elas explicaram de que forma aplicaram a metodologia. Tiveram participação quase unânime dos colaboradores. Na Efetiva nós temos um conselho e em alguns pontos nosso trabalho é parecido com o delas. Anotei todas as informações para repassar aos colegas”, afirmou Luciane. 
Outras informações sobre o MPE Brasil podem ser obtidas no site www.mbc.org.br/mpe.
 
 
 
 
 
Voltar


Balanço de ações sociais

quantos somos:
650
associados
Junte-se a Nós
Associe-se!
Endereço Rua Herculano Nunes Teixeira, 105
Térreo, Budag - 89165-478
RIO DO SUL / SC

Contato Telefone: (47) 3531-0500
E-Mail: acirs@acirs.com.br
Newsletter Fique por dentro de tudo
que acontece na ACIRS.

Todos os direitos reservados - ACIRS - 2014 - WLive!