ACIRS
Bom dia, hoje é dia 08/08 e são

Notícias 28/07/2015

Ampliar/Diminuir Texto Imprimir Notícia

Planejando a sucessão familiar para a continuidade dos negócios

Durante o Bom Dia ACIRS, realizado na terça-feira, 28 de julho, foram abordadas questões sobre sucessão familiar e planejamento tributário


Renato Vieira de Avila, da Fiscall Soluções falou sobre erros na sucessão

Para a segunda edição deste ano do Bom Dia ACIRS, promovido pelo Conselho de Núcleos da Associação Empresarial de Rio do Sul, foi convidado o diretor da Fiscall Soluções, Renato Vieira de Avila, que ministrou a palestra “Os sete erros do planejamento sucessório e tributário nas empresas familiares”.

Segundo o palestrante as empresas familiares são mais fortes. “Elas são mais lucrativas, têm mais tempo de vida e são estáveis. O Japão é o país com maior número de empresas familiares e, no Brasil, são elas que sustentam a economia nacional”, contou Avila. Ele explicou que promover a sucessão familiar significa, antes de tudo, viabilizar a convivência entre as gerações. Também citou alguns exemplos de grandes organizações empresariais mantidas por famílias.

Depois, esclareceu os sete principais erros cometidos na hora da sucessão: Escolha equivocada do profissional que irá executar a tarefa; desconsiderar a história, o poder e as mudanças da empresa; motivação errada para a sucessão; não utilizar governança corporativa; transformar conflitos em litígios; contratar terceiros para profissionalizar a gestão ao invés de capacitar os próprios gestores e, não avaliar o desempenho periodicamente.

Avila também explicou os diferentes tipos de empresas familiares, de acordo com os sócios, podendo ser formada por marido e mulher, irmãos, primos, etc. Citou a importância do planejamento sucessório para manter o negócio. “Das empresas que fecham as portas, 80% das causas são os conflitos internos, muito comuns entre os familiares”, concluiu.

Confira AQUI a galeria de fotos


Voltar


Balanço de ações sociais

quantos somos:
650
associados
Junte-se a Nós
Associe-se!
Endereço Rua Herculano Nunes Teixeira, 105
Térreo, Budag - 89165-478
RIO DO SUL / SC

Contato Telefone: (47) 3531-0500
E-Mail: acirs@acirs.com.br
Newsletter Fique por dentro de tudo
que acontece na ACIRS.

Todos os direitos reservados - ACIRS - 2014 - WLive!