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Notícias 23/04/2018

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Empresários participam de discussão sobre os direitos do consumidor


Foto: ACIRS

Em busca de esclarecimentos e oferecer melhor qualidade aos clientes, o Núcleo de Gastronomia da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) participou, nesta semana, de uma conversa sobre os direitos do consumidor.

Para que as dúvidas pudessem ser esclarecidas os empresários contaram com as orientações do diretor do Procon de Rio do Sul, Wanderlei Waltrich, e do presidente da comissão do direito do consumir, Eder Cleiton Nardelli. As advogadas Juliana Gonçalves, Giliane Coelho Nunes e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Santa Catarina subseção de Rio do Sul (OAB), Antonio Naschenweng Neto, também participaram da conversa.

Os empresários puderam esclarecer questões como: a exposição dos preços dos produtos, perda, extravio de comandas, direitos e deveres do estabelecimento comercial e do consumidor. Além disso, conheceram a melhor maneira de mostrar ao cliente informações como o peso dos itens na balança. Outro assunto discutido foi o cuidado com a exposição dos produtos e a validade dos mesmos.

“É muito importante estar atento às regras que são simples de se adequar, porém no dia a dia deixamos passar despercebido. A intensão dos nucleados é de sempre buscar e desenvolver ações para deixar os estabelecimentos adequados às normas e exigências vigentes”, conta o coordenador do Núcleo de Gastronomia da ACIRS, Valcir Kempner.

Os nucleados puderam conhecer algumas das situações onde o estabelecimento pode cobrar do cliente a entrada de produtos diferentes dos que existem no local. “Desde que esteja exposto na entrada do estabelecimento, de preferência em um tamanho legível é permitido, a cobrança do courvet artístico e de uma porcentagem, por exemplo, de um vinho que a casa não tem e o cliente traz para fazer uso junto à refeição”, comenta Nardelli.

O diretor do Procon de Rio do Sul, destacou em quais situações se pregam multas, como elas são realizadas e os seus valores. Dependendo da situação elas podem ser aplicadas como médio, grave ou gravíssimo. Wanderlei, apresentou também o manual de educação e orientação aos consumidores de bares e restaurantes.

“Conversas como essa são de extrema relevância para saciar diversas dúvidas, que nós donos de estabelecimentos comerciais possuímos. Foram nos passadas informações de como expor os avisos ao cliente e o modo para fazer isso da maneira correta sem provocar, mas interpretações ou equívocos. Um momento de suma importância para nos mostrar que estamos fazendo tudo certo, entretanto é necessário nos atentarmos aos detalhes ”, conta a integrante do Núcleo de Gastronomia da ACIRS, Luana da Rosa.

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