Boa tarde, hoje é dia 15/10 e são

Notícias 13/11/2017

Agrônomo apresenta a profissão para aluna do projeto Geração Empreendedora

A estudante foi a última participante do programa a acompanhar o dia a dia de uma empresa ou empreendedor

FOTO:ACIRS

A estudante do segundo ano do ensino médio da Escola de Educação Básica Professor Henrique Silva Fontes, Marcilene de Oliveira acompanhou a rotina do agrônomo, Gentil Colla Junior. Para que a jovem pudesse entender como o profissional desenvolve o seu trabalho, ele a levou para conhecer algumas lavouras e conversar com um agricultor.

A estudante sanou dúvidas e entendeu como as atividades são desenvolvidas nas lavouras. O agrônomo explicou também sobre o trabalho que desempenha junto aos agricultores. “Nós temos o papel de instruí-los sobre a melhor maneira de tratar o solo e as plantas, indicamos o momento certo do plantio e realizamos analises para que os produtos cresçam e gerem frutos”, conta o agrônomo Gentil Colla Junior.

O aposentado Dalcio Dolzan, que atua há 16 anos na agricultura, conta que com os novos equipamentos a colheita e a plantação ficaram mais fáceis. “Quando eu era criança era tudo muito complicado, realizávamos todos os trabalhos manuais”, completa.

“A agricultura é um setor que cresce muito, e faltam profissionais para acompanhar esta evolução e ao ver jovens se interessando em seguir esta carreira é muito gratificante. Projetos como esse preparam os estudantes para mercados como este e apresentam muitas informações que são de grande importância”, conta o agrônomo, Gentil Colla Junior.

“Depois que eu comecei a participar do Geração Empreendedora entendi que estava na hora de ir atrás do meu futuro e decidir sobre qual profissão seguir” conta a estudante do Geração Empreendedora, Marcilene de Oliveira.

O Geração Empreendedora é um projeto realizado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC). Que tem como objetivo despertar o associativismo e o empreendedorismo em estudantes do segundo ano do ensino médio.

Os estudantes participantes do projeto, passaram por três encontros onde aprenderam noções do mercado de trabalho e conheceram cases de empresários rio-sulenses. Após este processo os 34 jovens precisaram gravar um vídeo contando sobre as perspectivas de futuro. Os 10 alunos que conseguiram cumprir as regras do vídeo e que participaram de todos os encontros, foram selecionados para participar de um dia com um empresário ou empresa da região.