Notícias 05/07/2018

Jovens empreendedores da ACIRS participam de treinamento de mídia

Os profissionais aprenderam como devem se portar, falar e vestir ao dar uma entrevista ou falar em público

É comum que as pessoas se sintam envergonhadas ou até mesmo despreparadas para falar em público ou passar informações para um jornalista, seja ele de qualquer meio de comunicação. Com o objetivo de instruir os nucleados, o Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIRS promoveu nesta semana uma capacitação sobre Media Training.

O Media Training ou treinamento de mídia é uma capacitação que prepara o profissional para se comportar diante de qualquer público ou mídia. Por meio dele é possível evitar enganos, distorções, omissões e conquistar credibilidade.O treinamento tem como função aprimorar o modo como a comunicação flui em um ambiente.

Com o auxilio do Media Training é possível preparar porta-vozes para conceder entrevistas e estabelecer um relacionamento assertivo com os mais diversos veículos (impresso, eletrônico e digital). Além de aprender o conceito, os integrantes do Núcleo conheceram algumas regras básicas que são passadas no Media Training, entre elas quando é necessário fazê-lo.

Os profissionais aprenderam   sobre as roupas que devem vestir, o que e quando falar, expressões, gestos e alguns recursos vocais. Segundo Estela Becker, uma das jornalistas que aplicou o Media Training, essas dicas se aplicam também as redes sociais. “É importante tomar cuidado ao postar uma foto/vídeo ou fazer um comentário nas redes sociais. Em muitas situações o nosso nome pode estar ligado ao da empresa que trabalhamos e essas atitudes podem causar transtornos”, destaca Estela.

Alguns integrantes do Núcleo participaram ainda de uma dinâmica, onde gravaram vídeos, antes da apresentação do Media Training. Após conhecer o treinamento, todos os nucleados avaliaram o conteúdo e apontaram erros e acertos.

Por fim, os jovens empreendedores conheceram algumas vantagens que a capacitação pode trazer para o profissional ou a empresa. Entre elas: conhecimento maior sobre a dinâmica do jornalismo, habilidade de articulação e comunicação com qualquer público, relacionamento assertivo e o fortalecimento da imagem e da marca.

Para o coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIRS, Lucas Manoel Fronza, as dicas foram valiosas. “O que aprendemos pode ser aplicado de várias formas; os nucleados podem se utilizar dos conhecimentos adquiridos no treinamento em uma entrevista sobre sua empresa, ou até mesmo sobre sua participação na Associação Empresarial. As dicas também podem ser usadas na hora de uma apresentação a um possível cliente e na forma como se portar nas redes sociais”, comenta Fronza.

O coordenador destaca que a capacitação foi feita por integrantes do Núcleo, o que mostra o acesso a informações e conteúdos de qualidade oferecidos pelos próprios membros. “Beneficia o nucleado que é o instrutor, pois ele tem uma oportunidade de mostrar suas habilidades e aos nucleados que aprendem diferentes assuntos a cada encontro”, fala Fronza.

Mais Fotos: Clique aqui para abrir a galeria