Sala de Imprensa: Notícias 25/08/2009

ACIRS acompanha vistoria ao novo Presídio Regional

O vice-presidente da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), Ciro José Cerutti e o secretário executivo, Cleber Stassun, acompanharam a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, que visitou e inspecionou a estrutura do novo Presídio Regional do Alto Vale do Itajaí, nesta segunda-feira, 24.

À tarde, deputados estaduais, agentes prisionais, comunidade e imprensa, participaram da reunião realizada pela Comissão de Segurança Pública no auditório do Centro Empresarial. No encontro, os deputados  estaduais apontaram algumas deficiências do novo presídio como: a falta de captação e distribuição de água, sistema de coleta de esgoto, inexistência de linhas telefônicas para os funcionários da unidade prisional e falta de segurança ao redor do prédio. Foi mencionada ainda falta de um berçário ou sala própria para abrigar os bebês, que hoje estão em companhia das mães na carceragem. Os deputados salientam que a nova Lei de Execução Penal exige condições mínimas de assistência às mães e às crianças.

O diretor do Departamento de Administração Prisional do Estado (DEAP), Hudson Queiroz, assume que houve falhas no projeto de execução da obra, mas que dentro de 30 dias, problemas como a distribuição da água assim como a destinação correta do esgoto serão solucionados.

Para Cerutti, há boa vontade política para solucionar as deficiências do recém-inaugurado presídio regional. No entanto, falta visão a longo prazo e as boas idéias parecem esbarrar no processo burocrático. “Esperamos que as intenções dos deputados não fiquem somente no papel. Queremos que prosperem daqui em diante”.

Segundo o deputado estadual Jailson Lima da Silva (PT), autor do requerimento da vistoria, os apontamentos feitos neste dia serão encaminhados em forma de protocolo de intenções para a Assembleia Legislativa que deverá acompanhar os prazos e as obras de melhorias no presídio.