Sala de Imprensa: Notícias 07/03/2019

Arquitetos retornam da Colômbia com inspirações na bagagem

13 integrantes do Núcleo de Arquitetos da ACIRS estiveram em missão empresarial durante 10 dias pelo país

A popularidade que a Colômbia conquistou nos últimos 10 anos faz com que pessoas do mundo inteiro busquem o país para conhecer a sua arquitetura e estrutura. E com o Núcleo de Arquitetos da Associação Empresarial de Rio do Sul, não foi diferente. O grupo escolheu visitar o país para conhecer a metodologia utilizada para a elaboração das obras públicas.

Além de conhecer a capital da Colômbia, Bogotá, os arquitetos passaram alguns dias visitando Medelín e Cartagena, onde fizeram passeios históricos, visitaram ruas e construções antigas. Entre as importantes obras do patrimônio cultural e histórico do país visitadas estiveram a Catedral de Sal e o Museu do Ouro.

O Núcleo pôde também observar a cultura, as tecnologias, a geografia e analisar como todos esses conceitos influenciam na arquitetura local.

“A Colômbia é o principal país da América Latina que desenvolve e executa projetos provenientes de concursos. Ao visita-la conseguimos entender como essas obras são realizadas, o território suas e transversalidades”, comenta o coordenador do Núcleo de Arquitetos da ACIRS, Fernando Fontanive.

"A missão foi importante ao Núcleo porque vivenciamos as cidades como se fizéssemos parte delas, utilizando os mais diversos meios de transportes públicos existentes, adquirindo conhecimento de uma nova cultura. O fato de estarmos em um grupo com o mesmo objetivo nos proporcionou uma rica troca de ideias, onde retornamos mais unidos e inspirados com esta experiência arquitetônica internacional”, destaca o coordenador.

A missão foi subsidiada pelo projeto Empreender Competitivo, com apoio da CACB, SEBRAE Nacional, Empreender, Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS).