Sala de Imprensa: Notícias 12/12/2018

BR-470/SC: Anteprojeto da Ponte sobre o Rio Itajaí Açu II é entregue

A ponte deve ser ampliada para um dos lados da via e passará a ter 15,2 metros de largura. Atualmente, esta medida é de apenas 9,4 metros. Para que ela possa receber acostamentos, passeio, guarda corpo e barreiras rígidas, uma nova linha de pilares precisará ser construída e a estrutura existente, reforçada.

Ponte sobre o Rio Itajaí Açu II

A Coordenação de Projetos de Estruturas (CGDESP) do DNIT de Brasília apresentou nesta quarta-feira, 12, o anteprojeto de reabilitação da Ponte sobre o Rio Itajaí-Açu II, localizada no limite entre Ibirama e Apiúna na BR-470/SC. A obra é primordial para garantir a segurança e o tráfego na rodovia. Há pelo menos 2 anos, a estrutura apresenta condições de estabilidade e de conservação consideradas sofríveis.

De acordo com o coordenador da CGDESP, Galileu Silva Santos, a aceitação do anteprojeto ainda depende da confecção do orçamento da obra. As características do empreendimento, todavia, não devem ser alteradas. Após a aprovação, o DNIT terá condições de elaborar termo de referência que irá subsidiar o edital. A licitação pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC) Integrado está prevista para fevereiro de 2019. A mesma empresa será responsável pela elaboração do projeto básico, executivo e pela execução da obra. O cronograma proposto é de 18 meses.

A reabilitação da Ponte sobre o Rio Itajaí-Açu II integra o Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas – PROARTE. Os recursos deverão ser alocados pela própria superintendência regional do DNIT. A previsão é que em 2019 a autarquia receba R$ 171,2 milhões para a manutenção de todas as rodovias federais sob a sua jurisdição, em Santa Catarina.

O acompanhamento de todo o processo envolvendo a reabilitação da estrutura é realizado pela Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS).

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DE ACORDO COM O ANTEPROJETO

Seção transversal: 15,2 m de largura
Faixa de Rolamento: 3,6 m em ambos os lados;
Acostamento: 2,5 m em ambos os lados;
Barreira New Jersey: 0,4 m em ambos os lados;
Passeio: 2 m do lado externo da curva;
Guarda Corpo: 0,2 m do lado do passeio.