ACIRS
Boa tarde, hoje é dia 21/09 e são

Sala de Imprensa: Notícias 12/04/2018

Ampliar/Diminuir Texto Imprimir Notícia

Brasil sofre com a falta de profissionais na área de TI

O setor de tecnologia está entre os que mais possuem vagas de emprego em aberto em todo o país


Foto: ACIRS

Um estudo realizado pela IDC, consultora da inteligência de informação, encomendado pela Salesforce, empresa de softwares aponta que até 2022 serão criadas 195 mil vagas no país, enquanto que para o mundo a previsão é de 3,3 milhões de empregos disponíveis no mesmo período. Isso mostra que a tecnologia vem contribuindo cada vez mais para diminuir a taxa de desempregos no Brasil.

De acordo com uma previsão da Gartner, empresa de consultorias, 2020 será um ano com muita relevância para os empregos na área, uma vez que a inteligência artificial se tornará motivadora. Essa previsão aponta, ainda, que em dois anos a criação de empregos relacionados à área passará por uma transformação chegando a 2 milhões de novos postos de trabalho em 2025.

Entretanto, o cenário promissor está longe de se adequar à realidade do mercado de TI brasileiro. Isso porque, ao mesmo tempo que cresce o número de vagas disponíveis, faltam profissionais qualificados à área. Para as empresas que encontram esses colaboradores capacitados, existe a dificuldade em mantê-los, devido à grande disputa no mercado.

Na visão dos empresários do setor algumas vertentes explicam essa escassez. Entre os motivos estão a falta de profissionais interessados em ingressar neste mercado e a formação dos alunos que entram para as universidades em busca destas especializações.

Com a dificuldade em encontrar novos colaboradores, muitas das empresas estão apostando em capacitação para adequar os seus funcionários.

Com o intuito de promover a qualificação e de desenvolver diferenciais o Núcleo de Informática da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) promove constantemente atividades para conquistar novos profissionais para esse mercado.

“Nós como Núcleo buscamos desenvolver ações que atraiam os estudantes para esse mercado. No entanto, existe a dificuldade de encontrarmos interessados e quando achamos os cursos oferecidos, em muitas situações, não suprem a demanda de conhecimento necessária”, conta o integrante do Núcleo de Informática da ACIRS, Sandro Alencar Fernandes.

Segundo o empresário, o Núcleo tem buscado diferentes profissionais para explanarem sobre o assunto e para chamar a atenção de estudantes para a área do TI.

Voltar


Balanço de ações sociais

quantos somos:
658
associados
Junte-se a Nós
Associe-se!
Endereço Rua XV de Novembro, 73
Térreo, Centro - 89160-033
RIO DO SUL / SC

Contato Telefone: (47) 3531-0500
E-Mail: acirs@acirs.com.br
Newsletter Fique por dentro de tudo
que acontece na ACIRS.

Todos os direitos reservados - ACIRS - 2014 - WLive!