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Sala de Imprensa: Notícias 08/03/2018

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Carros elétricos são alternativas sustentáveis para mobilidades urbanas

Embora seja uma tendência, os veículos elétricos ainda precisam vencer obstáculos para conquistar espaço nas garagens brasileiras.


Foto: ACIRS

Atualmente, as pessoas estão cada vez mais participativas na maneira como a energia é gerada e consumida. Em um mundo onde esse consumidor passou a ser aquele que, além de consumir energia da rede, a produz por geração distribuída, os carros e veículos elétricos se tornam um recurso inteligente para melhorar essa utilização.

Segundo um estudo da FGV Energia/Accenture sobre esse tipo de automóvel, até 2030, o estoque global de carros elétricos deve atingir 140 milhões de unidades (10%) da frota total de veículos leves de passageiros. Mas para que essas metas sejam superadas, será preciso um crescimento no mercado atual de carros elétricos, bem como a implantação de outros modelos destes automóveis pelo mundo.

Países como Noruega, Alemanha e Índia querem acabar com o uso de combustíveis fósseis até 2030, o que deve influenciar outros países.

No Brasil

Segundo pesquisa da Accenture os carros elétricos no mercado brasileiro ainda são produtos ao alcance apenas das classes A e B. Desde 2015 o Brasil oferece subsídios a importação com isenção de 100% do imposto para modelos totalmente elétricos com autonomia de pelo menos 80 quilômetros, além de alíquota de 0% a 7%, de um total de 35%, para os modelos híbridos conforme porte e eficiência.

Mesmo assim, aos poucos eles veem conquistando espaço no país. Em 2017 só a Toyota emplacou mais de 2.400 unidades do Prius.

Em Santa Catarina

Em breve, Santa Catarina pode se tornar a nova fonte de carros elétricos no país. Em novembro de 2017, a startup Mobilis com fábrica em Palhoça, lançou o primeiro carro 100% movido a energia. Além disso, mais de 70% das suas peças também foram fabricadas no Brasil.

A empresa projeta que o carro chegue as ruas no segundo semestre de 2018. O Li, como é chamado, é um compacto com espaço para dois passageiros ao longo de seus 2,66 metros de comprimento, 1,58 m de altura e 1,59 m de largura.

Porém, um problema que afeta a proliferação de carros elétricos no estado são os altos preços para compra e a falta de incentivos para o desenvolvimento e uso desse tipo de automóveis. Mas aos poucos o tema vem conquistando espaço em Santa Catarina.

“Essa é uma tendência mundial, já existem diversos modelos que estão sendo implementados no mercado. Grandes marcas também estão investindo nos elétricos. Um exemplo é Chevrolet GM, ela pretende trazer um automóvel 100% elétrico para o Brasil. Ford, Toyota, Porsche e a BMW estão desenvolvendo os híbridos, ou seja, os elétricos com combustão”, conta o integrante do Núcleo de Concessionárias da ACIRS, Alex Detlev Ohf.

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