Boa noite, hoje é dia 24/06 e são

Sala de Imprensa: Notícias 29/05/2019

De março a maio, arquitetos recebem orientações sobre gestão financeira, planejamento e marketing

Foram aplicadas atividades teóricas e práticas, por meio de workshops e consultorias individuais

Fotos: ACIRS

Independente do segmento de atuação no mercado profissional, fatores indispensáveis para o bom resultado dos negócios são o planejamento estratégico, a gestão financeira sustentável e o marketing. Esses foram os temas centrais de um trabalho desenvolvido na Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), direcionado aos integrantes do Núcleo de Arquitetos. Foram três meses de atividades, envolvendo ações teóricas e práticas no formato de workshops e também consultorias e assessoria individual aplicadas diretamente nas empresas.

“Todos os participantes aprenderam juntos e aplicam suas estratégias individualmente. A troca de experiências e benchmarks entre os arquitetos formam laços e parcerias fortes, que permitem a criação de diferenciais competitivos para ganhar mercado, valor percebido e qualidade de vida no ambiente de trabalho”, pontua o consultor Daniel Lucena.

Entre os assuntos abordados estavam: cálculo do custo de hora técnica do arquiteto, formação do preço de venda; análise dos custos variáveis e custos fixos, análise do Demonstrativo de Resultados (DRE); composição e averiguação do lucro; ponto de equilíbrio operacional e de meta; plano de contas; análise financeira envolvendo orçamento, capacidade produtiva e margem de contribuição; e planos de marketing.

“O grupo obteve orientação de como elaborar, analisar e acompanhar indicadores de resultados financeiros e econômicos: índices de liquidez, lucratividade e rentabilidade. Nos seus escritórios, receberam ainda ferramentas de fácil uso para acompanhar entrada e saída de recursos”, explica o consultor Irineu Berezanski.

Mais fotos: Clique aqui para abrir a galeria