ACIRS
Bom dia, hoje é dia 19/07 e são

Sala de Imprensa: Notícias 28/11/2008

Ampliar/Diminuir Texto Imprimir Notícia

Discurso de posse do novo presidente da ACIRS

O presidente da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), André Armin Odebrecht, falou sobre as metas da entidade, durante a solenidade alusiva à sua posse na segunda-feira, 24. Leia, abaixo, o discurso na íntegra.


Prezados Associados. Senhoras e Senhores.

 

 

É com muita honra e imenso desafio que assumimos esta grande responsabilidade junto à Associação Empresarial de Rio do Sul – ACIRS, como presidente desta importante entidade para a cidade de Rio do Sul e para toda a região.

 

Desafio, pois desde a sua criação há 63 anos atrás, a ACIRS teve papel relevante no desenvolvimento de Rio do Sul e de todo o Alto Vale do Itajaí.

 

Foi com a sua mobilização que as primeiras redes de energia elétrica puderam estar nesta região. Participou da chegada de escolas técnicas, de escolas de nível superior, sempre buscando a educação como alavancador social, além de ter papel relevante na constituição do Hospital Regional, participando assim, das demandas de infra-estrutura, educação e saúde de nossa comunidade.

 

De modo muito rápido e objetivo, estas ações citadas são um exemplo prático daquilo que uma mobilização comunitária e empresarial é capaz de produzir em uma região. Como disse Albert Einstein: “Existe uma força motriz mais poderosa que o vapor, a eletricidade e a energia atômica, que é a vontade”.

 

Neste sentido, a união da classe empresarial, aliada à vontade de realizar pode e deverá produzir mudanças positivas, continuadas e sustentadas. Exatamente aquilo que queremos perpetuar dentro da Associação Empresarial de Rio do Sul.

 

No último ano, desenvolvemos um Planejamento Estratégico para a Associação e, dentro desta idéia, foram trabalhadas três diretrizes básicas:

 

 

1 – Promover a Competitividade Empresarial

 

Dentro desta diretriz o objetivo é que nossos Associados tenham sempre uma melhor condição para competir no mercado, que hoje em dia é totalmente sem fronteiras e, com isto, traz desafios maiores e mais difíceis.

Nestas ações definimos a criação de um Banco de Dados com informações sócio-econômicas, que foi realizado em parceria com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Rio do Sul, o SIMMMERS. Sem esta parceria não teríamos obtido o êxito do projeto. Este Banco de Dados, por exemplo, vem auxiliar a todos os setores em termos de informações objetivas sobre a nossa região.

Além disto, dentro desta diretriz, queremos ampliar o Programa Empreender, promover Feiras Setoriais e Multissetoriais, como a FERSUL e a AUTOSUL, por exemplo. Estimular missões nacionais e internacionais e apoiar a implantação de Arranjos Produtivos Locais.

 

 

 

2 – Conquistar a Excelência na Gestão

 

Com esta diretriz estamos buscando a sustentação da ACIRS no médio e longo prazo, através de um Plano de Negócios consistente, que proporcione sustentabilidade financeira e práticas de gestão modernas; ampliar e cuidar do quadro Associativo; ter uma comunicação institucional; firmar parcerias e buscar uma sede que atenda sempre melhor os objetivos dos Associados.

 

 

 

3 – Contribuir com a Comunidade

 

Nesta diretriz estamos buscando a melhoria de condições gerais da comunidade, aliado ao poder de competição que nossos negócios terão que ter para atingir com sucesso os mercados pretendidos.

Temos projetos para mobilizar, sempre nestes casos mobilizar e auxiliar; já que existem outros órgãos oficiais para a implementação; da manutenção preventiva de barragens contra cheias, para saúde e hospitais, segurança pública, além da situação de infra-estrutura como o Aeroporto de Lontras, a TREMTUR e o grande desafio da BR-470.

Vamos fazer um projeto para fomentar a educação financeira familiar, apoiar campanhas comunitárias e projetos de outras entidades.

Promover o associativismo, com capacitação de agentes comunitários, também terá um papel relevante nesta diretriz. 

 

 

 

Com estas três Diretrizes foram criados 28 Projetos, liderados por diferentes pessoas associadas da ACIRS e que têm e terão papel decisivo à frente destes desafios, com status de Diretores de Projetos representantes da entidade.

 

Desde já agradeço a todas estas pessoas que muito contribuem para o Associativismo e para a perpetuação da ACIRS. Afinal, como disse o Padre Antônio Vieira: “Somos o que fazemos. Nos dias em que fazemos, realmente existimos; nos outros, apenas duramos”.

 

 

 

Um grupo que tem papel de destaque no dia-a-dia da ACIRS e com o qual pretendemos ter um contato freqüente e atuante são os Núcleos Setoriais, os quais desempenham o associativismo e o exercem.

 

Temos o Núcleo de Reparadores de Veículos, o Núcleo de Informática, o Núcleo de Jovens, o Núcleo da Rua XV de Novembro e, agora, o Núcleo das Imobiliárias e o Núcleo de Segurança do Trabalho.

 

Eu quero parabenizar estas iniciativas e desejamos promovê-las ao máximo nos próximos tempos.

 

 

 

Vamos procurar sempre um trabalho de parceria com as outras entidades representativas de nossa cidade e região e, para isto, propomos um trabalho conjunto visando os objetivos comuns, assim como citei anteriormente, a parceria com o SIMMMERS, que foi definitiva para a obtenção e divulgação das informações sócio-econômicas. Temos inúmeras outras oportunidades, onde a divisão de tarefas e méritos buscará o engrandecimento de todos.

 

Sem dúvida, isto inclui a Prefeitura Municipal de Rio do Sul, com a qual a ACIRS deseja estar próxima e colaborando sempre que necessário, além de desenvolver projetos comuns.

 

Eu gostaria de ressaltar dois assuntos que considero relevantes para o sucesso coletivo de nossa cidade e região. O primeiro é a Educação, que é o motor propulsor do desenvolvimento de qualquer nação.

 

Para isto, pretendemos colaborar em todos os sentidos e, muito principalmente, na educação técnica para indústria, comércio e serviços. Precisamos de profissionais capacitados dentro de um padrão global e temos material humano disponível, pessoas com perfil empreendedor e pró-ativas. Vamos procurar a excelência nestes níveis e trabalhar e discutir soluções conjuntas para que este objetivo seja alcançado.

 

Outro aspecto muito relevante para a nossa cidade e região é a BR-470. Não nos conformamos com a situação dela ao longo do tempo. Uma estrada alternativa ou a duplicação da BR-470 transformaria a nossa região, do ponto de vista econômico e social.

Não podemos aceitar de que “não existem projetos”, “não existem verbas no orçamento”, “temos que aguardar isto ser prioridade”, etc.

Se somos importantes para o estado e para a nação, estas explicações não são convincentes. Necessitamos de ações e planos com prazos estipulados. A duplicação até Indaial não nos atende e não é suficiente. Não podemos ser simplesmente esquecidos, e estaremos juntos sempre que solicitados, com nossa força política, para que realmente tenhamos ações dentro de um futuro muito próximo.

 

Ter uma infra-estrutura de primeiro mundo é fundamental para competir no mercado global. Diante disto, gostaria de convidar as autoridades aqui presentes para a reunião com o superintendente do DNIT, José João dos Santos, marcada para a próxima segunda-feira, dia 1º de dezembro. Esta mobilização conjunta será fundamental, até porque além da duplicação, Rio do Sul necessita melhorias urgentes na travessia urbana, como marginais, rotatórias e passarelas.

 

Para que tenhamos um dado, de janeiro de 2003 até setembro de 2008, foram registrados 12.000 acidentes na BR-470, com 500 mortos, sem incluir os ocorridos nos hospitais.

 

Afinal, não estamos pagando menos impostos. A Reforma Tributária, mais uma vez, não foi prioridade, repetindo os últimos anos e novamente sendo postergada.

 

 

Estas duas ações farão parte do nosso dia-a-dia na ACIRS.

 

 

Também é importante e necessário o investimento constante na melhoria do sistema de contenção de cheias do Vale do Itajaí. Como exemplo, temos a situação caótica vivida nos últimos dias em Blumenau e no litoral. Para isto, contamos com a permanente atuação de nossos representantes políticos.

 

A atenção à saúde faz parte de nossas prioridades e pedimos a atenção de toda a classe política para as necessidades de nossos hospitais.

 

Queremos estar próximos dos associados e aproveitar esta oportunidade para solicitar que efetivamente busquem participar da ACIRS, aproveitando os produtos e serviços disponíveis, além de sugerir e participar das mudanças necessárias para o futuro. Estejam presentes na ACIRS!

 

Perdemos oportunidades quando deixamos de reivindicar e juntos, poderemos estar mais próximos dos representantes de nossa região.

 

 

No sentido de buscar um trabalho efetivo e que nossos projetos realmente aconteçam na velocidade pretendida, estamos realizando em 2009 uma reestruturação administrativa, onde teremos a Regina Petry na Direção dos Projetos, os 28 advindos das nossas 3 Diretrizes, e o Cléber Stassun na Secretaria Executiva da ACIRS.

Este projeto ainda está em efetivação, mas é importante agradecer muito o trabalho da Regina nestes anos à frente da Secretaria Executiva, trabalho este que gerou uma transformação muito produtiva e positiva da ACIRS e desejar ao Cléber muito sucesso neste grande desafio em sua carreira profissional.

Também aproveitando esta oportunidade, gostaria de agradecer a todos os colaboradores da ACIRS pelo trabalho profissional e competente que vem sendo realizado e que eleva o nome da entidade.

 

Gostaria de agradecer aos colegas Diretores que me acompanham nesta missão, o vice-presidente Ciro Cerutti e os diretores Luis Antonio Stramosk, Luis Carlos Demarchi e Eduardo Schroeder, além de todo o Conselho Diretor, os Diretores de Projetos e participantes de Núcleos Setoriais.  

 

Também agradecer às gerações que me antecederam, que proporcionaram as condições de aqui estar, representados pela minha mãe e pelo meu pai, além do suporte que meus colegas da Cassava, Bovenau e WB me concedem para poder realizar este trabalho, representado pelo presidente e grande amigo, Carlos Vitor Ohf.

 

Dentro da ACIRS tenho que prestar uma homenagem especial ao ex-presidente Lino Rohden que sempre proporcionou um trabalho de parceria entre os diretores e que teve um mandato com muito êxito e brilhantismo, além do ex-presidente Germano Purnhagen, com o qual iniciei o trabalho na ACIRS.

 

Para que tenhamos um bom êxito neste grande desafio, quero desejar a todos nós, dentro daquilo que disse Thomas Jefferson:

 

“Acredito muito na sorte. E, quanto mais duramente trabalho, mais sorte tenho”.

 

 

Muito obrigado.

 

 

André Armin Odebrecht

Presidente da ACIRS

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

       

 

 

 

Voltar


Balanço de ações sociais

quantos somos:
638
associados
Junte-se a Nós
Associe-se!
Endereço Rua Herculano Nunes Teixeira, 105
Térreo, Budag - 89165-478
RIO DO SUL / SC

Contato Telefone: (47) 3531-0500
E-Mail: acirs@acirs.com.br
Newsletter Fique por dentro de tudo
que acontece na ACIRS.

Todos os direitos reservados - ACIRS - 2014 - WLive!