ACIRS
Bom dia, hoje é dia 23/09 e são

Sala de Imprensa: Notícias 27/05/2019

Ampliar/Diminuir Texto Imprimir Notícia

Em Rio do Sul, importância de uma reforma tributária no país ganha destaque em tradicional campanha

A ação no pátio da Havan foi promovida pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIRS


Foto: ACIRS

Por todo o mundo, muitas pessoas não têm consciência do valor de impostos que pagam, ou ainda, não sabem para onde o dinheiro arrecadado pelo governo é destinado. Com o propósito de sensibilizar a população do Alto Vale em ralação a essas questões, o Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIRS realizou mais uma edição do Feirão do Imposto. A ação aconteceu no sábado, 25, simultaneamente em mais de 120 cidades brasileiras, de 18 estados.

Em Rio do Sul, além de fornecer explicações pontuais sobre a carga tributária cobrada em cada produto, o Núcleo de Jovens distribuiu chope em copos que especificavam: a parte que o governo toma de imposto e a quantidade que sobra para você. Isso porque, esse é um dos itens que mais contem impostos, chegando a 40% do valor total.

“Nossa missão com o Feirão do Imposto foi levar informação tributária para a sociedade. O tema deste ano foi menos é mais: Menos Burocracia é mais Eficiência, por um estado menos burocrático. Defendemos também uma reforma tributária, que é essencial para o crescimento e desenvolvimento econômico”, comenta o coordenador da atividade em Rio do Sul, Eduardo Rafael Baade.

Todos os anos, no Feirão do Imposto serve também para incentivar a luta pelo retorno e emprego correto do dinheiro público e pelo fim da corrupção.

“O evento acompanha a evolução da consciência tributária da população. No início, se trabalhou para saber o quanto pagávamos de tributos nos produtos. Agora, queremos saber como está sendo o retorno desse dinheiro para o contribuinte”, observa o coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores, Douglas Schmidtes.

Além das ações de conscientização no sábado, o Núcleo realizou também em maio a palestras com mais de 600 estudantes das escolas Professor Henrique Da Silva Fontes e Paulo Cordeiro, em Rio do Sul. Um trabalho promovido em parceria com o Observatório Social.

Uma iniciativa catarinense

O Feirão do Imposto nasceu em 2002, em Santa Catarina. O seu propósito é disseminar informação tributária de forma simplificada à população. Em 2012 conseguiu uma grande conquista: a aprovação da Lei do Imposto na Nota (Lei 12.741/12), que obriga todos os estabelecimentos a incluir nos documentos fiscais o percentual e o valor aproximado de impostos pagos.

As atividades são organizadas pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) em todo o Brasil, e pelo Conselho Estadual do Jovem Empreendedor (Cejesc) em Santa Catarina, com a parceria dos Núcleos de Jovens Empreendedores das associações empresariais.

Mais fotos: Clique aqui para abrir a galeria

Voltar


Balanço de ações sociais

quantos somos:
638
associados
Junte-se a Nós
Associe-se!
Endereço Rua Herculano Nunes Teixeira, 105
Térreo, Budag - 89165-478
RIO DO SUL / SC

Contato Telefone: (47) 3531-0500
E-Mail: acirs@acirs.com.br
Newsletter Fique por dentro de tudo
que acontece na ACIRS.

Todos os direitos reservados - ACIRS - 2014 - WLive!