Boa noite, hoje é dia 24/06 e são

Sala de Imprensa: Notícias 28/08/2009

Empresários do Alto Vale apóiam na ALESC livre negociação salarial

Representantes de associações empresariais e entidades sindicais das indústrias do Alto Vale do Itajaí participaram da reunião da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), nesta quarta-feira, 26, em Florianópolis. O encontro entre deputados, trabalhadores e empresários discutiu a proposta da implantação do salário mínimo regional (PLC 030/2009).

Com a plenária lotada, a presença maciça dos empresários surpreendeu a classe trabalhadora que também acompanhou a defesa da livre negociação salarial e a argumentação sobre os efeitos danosos da proposta do mínimo regional às empresas catarinenses.

O 1º vice-presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Corte, destacou que a produção industrial catarinense caiu 13% de janeiro a junho deste ano. No mesmo período, as exportações caíram 23,8%, as vendas 5,6%, emprego 0,6% e mesmo com o dólar baixo, as importações recuaram 17,6%.

Considerando este cenário, lideranças empresariais propõem que sejam criadas faixas salariais que atendam as reais necessidades dos setores da Indústria, Comércio, Transporte e Agricultura. Assim como defendem a retirada do caráter de urgência para o trâmite da matéria e também a mudança do prazo do início da vigência da nova legislação.

À tarde, antes de iniciar a reunião da Comissão de Economia, empresários riossulenses conversaram com os deputados estaduais Jailson Lima da Silva (PT) e Jean Kuhlmann (DEM) e entregaram ofícios que apresentam os anseios da classe patronal da região.