Boa tarde, hoje é dia 15/10 e são

Sala de Imprensa: Notícias 20/09/2018

Geração Empreendedora tem início em Rio do Sul

O projeto acontece em 25 municípios catarinenses e em Rio do Sul é desenvolvido pelos Núcleos da Mulher Empresária e dos Jovens Empreendedores

25 estudantes do segundo ano do ensino médio estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira, 20, para aprender, entre outros assuntos, sobre associativismo e empreendedorismo. O Geração Empreendedora (GE) tem como propósitos despertar, estimular e orientar o desenvolvimento do espirito empreendedor e da cultura associativista em estudantes. Além disso, busca criar uma geração de pessoas conscientes e capacitadas para transformar o cenário socioeconômico.

Durante todo o encontro os estudantes foram desafiados a desenvolverem o espirito e o dinamismo de empreendedores. Para isso os facilitadores do projeto Lucas Manoel Fronza e Tatiane Mariam, trabalharam por meio de dinâmicas os conceitos do GE.

Logo no início da etapa Play os jovens foram levados a pensarem sobre trabalho, negócios e empreendedorismo. Onde puderam conhecer melhor este universo e a identificar oportunidades por meio de atitudes empreendedoras.

Além de praticar o empreendedorismo os estudantes ainda puderam assistir a cases de empreendedores do Alto Vale. Odair da Rosa foi o responsável em apresentar a sua trajetória de trabalho e a vivencia no meio associativista. O integrante do Núcleo de Inovação da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) e diretor técnico de inovação da prefeitura de Rio do Sul, contou ao grupo sobre alguns projetos que está envolvido.

O Facilitador do Geração Empreendedora em Rio do Sul, Lucas Manoel Fronza, também contou sua trajetória e como chegou ao associativismo. O empresário falou sobre o Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIRS, trabalho e carreira profissional.

Este foi apenas o primeiro encontro da etapa Play, após isso os jovens ainda passarão por mais duas aulas onde irão discutir entre outros assuntos sobre os seus futuros profissionais. Após os encontros os estudantes terão a oportunidade de passar um dia acompanhando a rotina de uma empresa ou empresário da região. Mas, para isso precisarão cumprir algumas regras entre elas a realização de um vídeo explicativo onde devem contar o que desejam para o futuro, a profissão que pretendem seguir, porém tudo isso precisa ser apresentado de uma forma dinâmica e criativa.

Fronza comenta que está animado com a turma e acredita que o Alto Vale irá novamente  fazer um bom trabalho com o Geração Empreendedora. “Foi empolgante passar a tarde com esses adolescentes. Eles estão cheios de entusiasmo e de vontade de aprender, o que é motivador. Penso que os próximos encontros serão ainda mais emocionantes”.

Mais Fotos: Clique aqui para abrir a galeria