Sala de Imprensa: Notícias 12/03/2018

Lei da inovação e portalRSL são apresentados para Núcleo da ACIRS

Os projetos consistem em ampliar no município o fomento da tecnologia e do ecossistema de inovação

Com o objetivo de ajudar a desenvolver a inovação em Rio do Sul, os Integrantes do Núcleo de Informática da ACIRS tiveram um bate-papo com o diretor técnico de gestão e inovação da Prefeitura de Rio do Sul, Odair da Rosa. Ele apresentou o site InovaRSL e falou sobre o andamento da implantação da Lei de incentivo a ciência, tecnologia e inovação no município.

Entre as vantagens da implementação da lei em Rio do Sul estão os abatimentos que profissionais investidores na área terão, como os descontos de até 90% em taxas, alvarás e no IPTU dos imóveis de empresas que trabalham com inovação. Segundo Odair em alguns meses ela já estará em vigor.

Já o site possibilita diversas oportunidades para quem deseja conhecer, investir e desenvolver projetos na área. Além disso, conta com um o calendário de eventos e um campo onde é possível cadastrar as empresas do segmento.

“O site é uma ferramenta prática que vai ajudar o desenvolvimento da lei e atrair a atenção de órgãos como ACATE e o SEBRAE a olhar Rio do Sul como uma sociedade organizada e que centraliza as informações sobre tecnologia e inovação. Eu como empresário e integrante do Núcleo fico muito feliz em ver essas ações se concretizando”, comenta o integrante do Núcleo de Informática da ACIRS, Sandro Alencar Fernandes.

“É possível também encontrar no portal todo o conteúdo sobre a inovação que acontece na região e os editais que oferecem incentivos na área”, conta o diretor técnico de gestão e inovação da Prefeitura de Rio do Sul, Odair da Rosa.

“Esses projetos são um ganho que faz com que empresas que desenvolvam inovação venham para Rio do Sul. O site InovaRSL e a Lei de inovação, são incentivos para profissionais como nós que desenvolvemos tecnologias. Esses dois projetos mostram o quanto esse ecossistema vem conquistando espaço na região”, conta Fernandes.

Odair destacou os pilares que são fundamentais para que esse ecossistema se desenvolva em Rio do Sul, entre eles a educação empreendedora, que por meio das escolas e universidades, alavanca o mercado de trabalho e atrai profissionais engajados e dispostos a inovar.

E com o propósito de promover a inovação e a tecnologia no ambiente escolar o Serviço Social da Indústria (SESI) desenvolveu o Espaço Maker, um ambiente que promove uma educação diferenciada para os alunos. Por meio de oficinas de ciências, matemática, tecnologia e robótica, comunicação e mídia, instigam os alunos para serem criativos e colaborativos.

“Os alunos desenvolvem algo que seja significante para a vida deles, não ensinamos uma educação engessada. Eles trabalham com problemas do cotidiano onde professores e estudantes produzem juntos”, conta a coordenadora de educação do SESI em Rio do Sul, Aline Leandro Coelho.

Mais Fotos: Clique aqui para abrir a galeria