Sala de Imprensa: Notícias 01/10/2018

Mês da Inovação é planejado por Núcleo da ACIRS

Durante todas as semanas de outubro o público poderá participar de palestras, capacitações e eventos gratuitos

Foto: Divulgação

Nacionalmente comemorado em 19 de outubro o dia da inovação tem como finalidade incentivar o  crescimento tecnológico, científico e intelectual em distintos campos de atuação. Já em Rio do Sul, a data ganhou um mês inteiro de comemorações. Promovido pelo Núcleo de Inovação da ACIRS o Mês da Inovação busca fomentar os negócios e empresas locais, bem como potencializar a discussão e a troca de experiências sobre o tema em Rio do Sul e região.

“No primeiro ano em que comemoramos a data realizamos a Semana da Inovação. Os resultados foram tão positivos que resolvemos ampliar e realizar um mês de atividades alusivas à data, com objetivos que iriam além do 19 de outubro. Nosso propósito, desta forma, é potencializarmos todo o ecossistema que está à nossa volta”, explica o coordenador do Núcleo de Inovação da ACIRS, Gabriel de Borba Neto.

Como nos outros anos a programação será intensa e a comunidade poderá participar de diversas formas. No entanto, neste ano o Mês da Inovação contará com uma novidade, será realizado uma edição do Hackathon de educação. O evento acontecerá em paralelo à feira de robótica, que estará sendo promovida pelo SESI com o propósito de inspirar jovens sobre tecnologia, inovação e educação.

Durante o Hackathon professores de diversas escolas de Rio do Sul, serão desafiados a pensarem e discutirem sobre práticas educacionais e a planejarem novos métodos para que a educação possa acompanhar a inovação que vem acontecendo em outras áreas. Mantendo o foco no mais importante, que é a aprendizagem por parte dos alunos.

Faz parte da programação do Mês da Inovação ainda as Trilhas do Conhecimento, evento onde empresários da região e integrantes do Núcleo de Inovação contam as expertises das empresas em que atuam, por meio de cases, palestras e workshops, e o Dia da Informação. Evento promovido pelo Núcleo de Informática da ACIRS em parceria com os Núcleo de Inovação e Jovens Empreendedores onde acontecerão duas palestras que apontam o fim do vendedor como artista.

Para finalizar o mês de outubro o Núcleo de Inovação da ACIRS irá promoverá o Inova Chopp, um happy- hour acompanhado de duas palestras.

Gabriel lembra que toda a comunidade está convidada a participar e interagir, isso porque o Mês da Inovação tem em sua essência promover a troca de experiências e gerar networking. "Por meio do evento buscamos valorizar as empresas nucleadas e interagir com a comunidade".

Programação:
09-10 Trilhas do Conhecimento;