Sala de Imprensa: Notícias 07/05/2019

Núcleo da ACIRS trabalha campanha em prol da educação

A ação é uma iniciativa do Núcleo de Instituições de Ensino com objetivo de fomentar a educação e a permanência de crianças, jovens e adultos na sala de aula

Foto: Divulgação

E se tudo mudar? É com essa indagação que o Núcleo de Instituições de Ensino da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) quer chamar a atenção da sociedade para a importância de estudar. A campanha visa incentivar a valorização da educação em todos os níveis de ensino, unir as instituições em prol da qualidade da educação e aumentar o interesse do público pela educação continuada.

Segundo dados levantados pelas próprias instituições, na região do Alto Vale, muitas pessoas param de estudar, pois não visualizam oportunidades de crescimento profissional. A integrante do Núcleo, Joice Hermann Wirth, comenta que mesmo no ensino gratuito existe a dificuldade para a captação e retenção de alunos, que acabam não valorizando o ensino. “As pessoas têm o poder de mudar suas vidas por meio da educação, essa é uma escolha que muitos não tiveram no passado, mas quando possuem precisam ser bem aproveitadas”, destaca.

Para lançar a campanha o grupo trabalha na criação de um site, onde pretendem mostrar casos reais de pessoas que mudaram a vida por meio da educação, bem como divulgar as ações que serão realizadas para criar essa cultura de aprendizado contínuo na  região.

Durante todo o mês de maio o tema será abordado nas redes sociais das instituições nucleadas, além de divulgações em rádio, TV e materiais impressos. No dia 18 de maio será realizada uma ação conjunta na praça central de Rio do Sul, onde todas as instituições estarão presentes com uma programação voltada para a valorização da educação.

A programação contempla desde apresentações artísticas e culturais, brincadeiras, narração de histórias, troca de livros, além de atividades de robótica e oficinas sobre os desafios da educação, profissões do futuro e dicas de empregabilidade.

O Núcleo de Instituições de Ensino da ACIRS busca, com esta ação, mostrar a importância da educação em um mundo em transformação. “Diante de um mercado competitivo, é imprescindível investir na sua formação em qualquer nível, seja no ensino fundamental, na graduação, pós-graduação ou cursos de formação continuada. Quem busca esta condição tem mais chances de se destacar e, assim, fazer parte de equipes de alta performance e dispostas a contribuir para o sucesso dos negócios”, destaca o coordenador do Núcleo de Instituições de Ensino, Charles Roberto Hasse.

O coordenador do Núcleo ainda lembra o conceito do filósofo Mario Sergio Cortella de que não nascemos prontos e por isso precisamos evoluir para sermos, a cada dia, uma versão mais moderna e atualizada de nós mesmos.