Sala de Imprensa: Notícias 04/02/2019

Núcleo de Arquitetos da ACIRS planeja missão técnica para a Colômbia

Os empresários ficarão 10 dias viajando em busca de aprendizado e novos conceitos, na área, para trazer ao Alto Vale

Imagem: WEB

O crescimento que o país teve nos últimos 10 nos fez com que a Colômbia se tornasse o ponto principal para que arquitetos internacionais desenvolvessem grandes obras. Por meio de propostas distintas os profissionais criaram projetos com uma nova arquitetura capaz de abrigar construções como instituições públicas, universidades e o setor privado.

E com o propósito de conhecer não só a nova arquitetura que o país adotou, mas sim visitar e estudar como a Colômbia foi construída, que 13 arquitetos do Alto Vale irão passar 10 dias conhecendo algumas das principais cidades e construções do país.

Para o coordenador do Núcleo de Arquitetos da ACIRS, Fernando Fontanive, a missão irá proporcionar conhecimento e experiências relacionados a arquitetura de uma outra nação. “Vamos poder observar a cultura (população), a geografia (ambiente), a tecnologia (materiais) e analisar como todos esses conceitos influenciaram e influenciam na arquitetura local”.

Uma das cidades que o Núcleo de arquitetos visitará é Bogotá. A capital é a maior cidade da Colômbia e ponto de encontro de pessoas de todo o país. Abriga construções modernas com outras que lembram o seu passado colonial e a sua multiculturalidade se mistura ao verde que está presente nos parques e morros orientais de Monserrate e Guadalupe.

“A Colômbia é o principal país da América Latina que desenvolve e executa projetos provenientes de concursos. A viagem busca entender, antes dos projetos, a metodologia utilizada para elaboração de políticas públicas no país. As relações urbanas, ambientais e sociais gerando sinergia entre eles. Assim, entenderemos o território e suas transversalidades a fim de articular a mobilidade urbana e ambiental, aperfeiçoar a ocupação do solo e fomentar a construção de uma cultura de paisagem”, comenta Fontanive.

Além da capital, o grupo passará alguns dias conhecendo também Medelín e Cartagena, onde irão fazer passeios históricos, visitar ruas e construções antigas. Entre as atividades programadas estão a visita a Catedral de Sal e ao Castelo San Felipe de Barajas, importantes obras do patrimônio cultural e histórico do país.

“Cartagena se destaca pelos seus casarões, suas estreitas e ensolaradas ruas exibem o melhor da arquitetura colombiana dos séculos de domínio europeu. Já Medellín, que por muito tempo foi considerada a capital mundial do crime e do tráfico de drogas, tornou-se modelo de recuperação social e urbanística em menos de uma década”, destaca o coordenador do Núcleo.

A missão será subsidiada pelo projeto Empreender Competitivo, com apoio da CACB, SEBRAE Nacional, Empreender, Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS).