ACIRS
Boa tarde, hoje é dia 15/10 e são

Sala de Imprensa: Notícias 14/12/2017

Ampliar/Diminuir Texto Imprimir Notícia

Recuperação de crédito do consumidor cai 0,6% em novembro

O indicador de recuperação de crédito obtido a partir da quantidade em exclusões dos registros de inadimplentes da base Boa Vista SCPC apontou queda de 0,6% na variação mensal com dados dessazonalizados


Dados: Boa Vista SCPC

Em novembro a variação acumulada em 11 meses (dezembro de 2016 até novembro de 2017) caiu 1,8%. No acumulado no ano houve queda de 1,5% na recuperação de crédito. Na análise interanual (mesmo mês de 2016) houve alta de 1,9%.

Em termos regionais, na comparação em 11 meses observou-se alta somente na região Sul (4,5%). Para as demais regiões, ficou a seguinte configuração: Norte (-8,3%), Centro-Oeste (-6,4%), Nordeste (-5,6%) e Sudeste (-0,5%).

“Dados como estes nos dão algumas perspectivas do próximo ano. Na ACIRS buscamos estas informações junto ao Boa Vista SCPC, que oferecemos às empresas da região por meio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina”, aponta o diretor de mercado e soluções empresariais da ACIRS, Riciéri Fernando Ramlov.

Apesar da manutenção do indicador de recuperação de crédito em níveis negativos, algumas regiões já começam a apresentar reversão da tendência, indicando uma retomada do consumo, utilização do crédito e consequente aumento do pagamento das dívidas.


Metodologia aplicada

O indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas informados anteriormente à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. Em janeiro de 2014 houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

Voltar


Balanço de ações sociais

quantos somos:
658
associados
Junte-se a Nós
Associe-se!
Endereço Rua XV de Novembro, 73
Térreo, Centro - 89160-033
RIO DO SUL / SC

Contato Telefone: (47) 3531-0500
E-Mail: acirs@acirs.com.br
Newsletter Fique por dentro de tudo
que acontece na ACIRS.

Todos os direitos reservados - ACIRS - 2014 - WLive!