Sala de Imprensa: Notícias 09/04/2018

Rio do Sul deixou de adquirir mais de 9 milhões de reais devido os acidentes de trabalho

Os números são do Ministério Público do Trabalho (MPT) que apurou estes dados entre os anos de 2012 a 2017

Na capital do Alto Vale foram registrados 1.144 auxílios-doença por acidente de trabalho durante o período da pesquisa provocando um impacto de R$9.572.176,59, com a perda de 187.740 dias de trabalho.

Em Rio do Sul, os cortes, lacerações e feridas contusas são as principais causas do afastamento de trabalho. De 2012 a 2017, esses acidentes afastaram temporariamente 430 empregados. Logo atrás, com 230 pessoas afastadas, estão as fraturas. No mesmo período, contusões e esmagamentos tiveram 184 registros.

Santa Catarina ocupa o segundo lugar no país em gastos com acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. No Estado, a fundição de ferro e aço afastou 9.932 trabalhadores nos últimos seis anos. Os dados mostram ainda, que o país teve 14.412 mortes acidentais notificadas, gerando um gasto de R$ 26 bilhões com benefícios acidentários.

Em busca de diminuir esses números e conscientizar empregados e empregadores, os integrantes do Núcleo de Segurança no Trabalho da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) promovem diferentes ações para que esses números diminuam. Entre as práticas realizadas pelo grupo está o compartilhamento de informações e métodos usados em cada empresa nucleada. As normas regulamentadoras são discussão frequente no grupo para que todos possam estar sempre adequados à legislação e aplicando-as nos empreendimentos que atuam.

10 setores que mais possuem comunicação de acidentes em Rio do Sul

• Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas (81);
• Abate de suínos, aves e outros pequenos animais (76);
• Fabricação de peças e acessórios para o sistema motor de veículos automotores (73);
• Transporte rodoviário de carga (58);
• Construção de edifícios (38);
• Atividades de atendimento hospitalar (31);
• Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados e supermercados (29);
• Manutenção e reparação de veículos automotores (29);
• Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas (28);
• Comércio varejista de outros produtos novos não especificados anteriormente (17).