Sala de Imprensa: Notícias 14/05/2018

Técnicos em segurança no trabalho realizam visita técnica à Metalúrgica Riosulense

Os profissionais conhecerem alguns setores da empresa e como é realizado o processo de prevenção de acidentes

Os integrantes do Núcleo de Segurança no Trabalho da ACIRS aprenderam um pouco sobre a história da empresa e as mudanças que ela vem tendo na gestão desde 2015, entre elas os novos princípios e propósitos que se unem ao slogam “Orgulho de ser rio-sulense”. A Metalúrgica conta atualmente com 703 funcionários, diretos e indiretos, destes três são técnicos e um é engenheiro em segurança no trabalho.

O nucleado e responsável por este setor na Matalúgica Riosulense, Felipe Fugazza, falou sobre os índices de acidentes que a empresa possui e as estratégias que são realizadas para que os números possam diminuir ou zerar. Uma técnica aplicada é a conscientização dos colaboradores para o uso dos equipamentos de proteção individual. Para o engenheiro os atos inseguros são os maiores ocasionadores de acidentes na Metalúrgica.

“É muito bom realizarmos visitas como essa, podemos trocar ideias e conhecer a realidade de trabalho de outras empresas e levar esse aprendizado para dentro da nossa rotina. Em muitas situações já apresentei para clientes soluções que eu conheci visitando uma integrante do Núcleo”, comenta a nucleada, Daniela Sommerfeld.

Os profissionais discutiram ainda sobre como a empresa está se adequando às normas do eSocial, quais os processos estão fazendo e as dificuldades sentidas para se encaixar no sistema. “Muitas coisas não sabemos como inserir no eSocial, um exemplo é a Comunicação de Acidentes de Trabalho ( ACT), temos muitas dificuldades neste processo, mas estamos trabalhando para que tudo possa ser realizado conforme a lei nos solicita”, comenta Fugazza.

Mais fotos: Clique aqui para abrir a galeria