Logomarca

73 anos da ACIRS são comemorados em Rio do Sul

Sala de Imprensa: Notícias 14/09/2018
73 anos da ACIRS são comemorados em Rio do Sul
Foto: ACIRS

A solenidade teve início com o anúncio e a assinatura do protocolo de intenções para a apresentação do projeto de uso compartilhado do Parque Universitário Norberto Frahm. A Fundação Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí e a ACIRS expuseram aos convidados a visão de transformar o local em um grande polo de inovação, desenvolvimento e empreendedorismo. Pela proposta, o ambiente localizado no encontro dos rios poderá abrigar a nova sede da associação e de outras instituições, além de espaços de coworking, convivência e das atividades já existentes.

O Parque Universitário, atualmente, abriga um Centro de Eventos, uma Incubadora de Empresas, o Museu da Madeira, o Espaço Indígena, o Teatro Embaixo da Ponte e o Laboratório de Inovação e Negócios, totalizando mais de 4.000m² de área construída. Além disso, conta com fácil acesso, amplo estacionamento e área verde.

A possibilidade de transferência da ACIRS para o Parque Universitário tem sido discutida desde o início do ano. “Este protocolo é resultado de muitos meses de trabalho. Foram feitas diversas análises de viabilidade. Ele representa, acima de tudo, o caminho para a necessária integração entre a universidade e o mercado, como lembrou o vice-presidente da Fundação, Alcir Texeira. É um projeto moderno e arrojado que, se aprovado pelas duas instituições, vai dar uma nova perspectiva para os empreendedores da região”, explica o presidente da ACIRS, Amandio João da Silva Júnior.

Deltan Dallagnol: Coordenador da Lava Jato é destaque no evento

A apresentação do coordenador da Lava Jato no MPF, Deltan Dallagnol, surpreendeu e motivou os participantes. O procurador da República falou por mais de uma hora e ainda respondeu a questionamentos dos convidados sobre temas como corrupção no judiciário e sonegação fiscal.

Deltan Dallagnol transmitiu ao público sua visão sobre corrupção, democracia e eleições; temas cada vez mais rotineiros para os brasileiros. Impressionou o público ao contar sobre sua trajetória profissional e os motivos que o levaram a entrar no caso Lava Jato, operação que já recuperou mais de R$ 12 bilhões para a sociedade. Realizou uma extensa retrospectiva sobre os grandes casos de corrupção e traçou um retrato da impunidade e de suas causas no país.

O jovem procurador foi enfático ao afirmar que um grave erro é rotular todos os políticos por corruptos, pois tal atitude afasta as boas pessoas e impede que novas lideranças ingressem na vida pública. Em relação aos partidos políticos, defendeu mais democracia e menos caciques nas siglas. Em vários momentos, sustentou que a sociedade civil que deve ser mais forte que os governos.

A importância do controle social sobre as ações do poder público e o papel de organizações como a ACIRS para o planejamento das cidades também foram destacados. Deltan lembrou de Maringá (PR), município que sofreu com escândalos de corrupção e viu a sociedade reagir ao criar o primeiro Observatório Social do país. Por lá, foram pioneiros ainda os trabalhos dos conselhos comunitário de segurança e de desenvolvimento econômico.

Para o procurador, cada cidadão precisa acreditar que a mudança é possível e deve encorajar outras pessoas neste sentido, mesmo diante de frustrações. Como exemplo, lembrou das 10 Medidas Contra a Corrupção, que teve o apoio de mais de dois milhões de brasileiros, mas foi desfigurada pelo legislativo. Agora, uma nova proposta, ainda mais ampla, está em busca da adesão popular: é a Campanha Unidos contra a Corrupção.

Para o presidente da ACIRS, Amandio João da Silva Junior, o evento teve como propósito, além de comemorar os 73 anos da entidade, chamar a atenção dos associados e da sociedade para temas impactantes. “Durante a palestra foi possível entender que não depende apenas do procurador para que as mudanças aconteçam, mas que sim todos nós cidadãos temos o dever de agir em prol destas causas”.

ACIRS adere à Campanha Unidos Contra a Corrupção

A ACIRS encerrou as comemorações de seus 73 anos aderindo à campanha pela aprovação do maior pacote de medidas contra a corrupção do mundo. São 70 medidas divididas em 12 blocos, numa ação coordenada por uma coalização de organizações e movimentos sem vínculo partidário. O Comitê Gestor é formado pela Transparência Internacional, Contas Abertas, Observatório Social do Brasil, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Instituto Ethos e Instituto Cidade Democrática.

Com a assinatura do termo, a ACIRS pactuou respeitar as diretrizes, princípios e compromissos da campanha e a realizar todas as ações possíveis para propagar a mensagem do Unidos Contra a Corrupção. A adesão também pode ser feita por qualquer cidadão. Basta acessar o site unidoscontraacorrupcao.org.br, preencher os dados e assinar.

A campanha também está empenhada em eleger um Congresso com passado limpo, compromisso com a democracia e comprometido com as medidas. “A ACIRS é uma entidade de 73 anos, umas das associações mais importantes do estado, com credibilidade e de uma atuação constante na melhoria do setor produtivo.Ela fazendo parte do movimento Unidos Contra a Corrupção é importantíssimo para ampliarmos o debate de mudança no Congresso Nacional e aumentar a credibilidade do movimento. A corrupção impacta em todos os setores, e o setor produtivo é um dos que mais sofre. Precisamos fazer chegar aos seus associados à importância de termos candidatos comprometidos com a luta contra a corrupção e a esperança de um Brasil melhor para todos”, pontua o presidente do Observatório Social de Rio do Sul, Jean Sandro Pedroso.

Mais fotos:Clique aqui para abrir a galeria

Compartilhe
Atualize seu boleto aqui
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.