Logomarca

Capacitação sobre Sped Fiscal e Bloco K é oferecida na ACIRS

Sala de Imprensa: Notícias 03/07/2018
Capacitação sobre Sped Fiscal e Bloco K é oferecida na ACIRS
Foto: ACIRS

Os primeiros seis meses de 2018 já se passaram, e com isso só diminui o tempo para as empresas que precisam se adequar ao controle da produção e do estoque. A fim de ajudar a solucionar dúvidas sobre o assunto a ACIRS promoveu entre os dias 26 e 28 de junho uma capacitação sobre Sped Fiscal e Bloco K.

O Bloco K é uma das partes de informação do EFD – ICMS/IPI, parte integrante do SPED, que se constitui no livro eletrônico de registro de controle da produção e do estoque. O Bloco K está diretamente relacionado ao fornecimento de informações em tempo real sobre a produção, insumos e estoque final já escriturado (com descontos de entradas e saídas).

Na prática, os participantes do curso aprenderam a legislação vigente inerente ao Sped Fiscal e principalmente o Bloco K. Através de fluxogramas e casos práticos, foram apresentados os registros do Bloco K, inclusive os novos, criados recentemente. Os profissionais discutiram ainda o cenário tributário brasileiro, riscos fiscais para as empresas, retificações, seus prazos e penalidades previstas.

“Por meio da capacitação foi buscado transmitir aos participantes as exigibilidades, conceitos e como operacionalizar as informações para que sejam entregues de forma correta para o Fisco”, explica o instrutor do curso, Dionei Hiendlmayer.

Através do Bloco K, a Receita Federal tem como objetivo acabar com a sonegação, porém, as empresas que não possuem um controle preciso da sua produção e estoque também poderão ser impactadas. Todas as variações de consumo e diferenças de inventários irão atrair fiscalizações que podem gerar multas e outras sanções. O Bloco K será o registro de controle de produção e estoque na versão digital.

Para o participante do curso Mauro Cesar Klowaski, a capacitação trouxe uma visão ampla das mudanças que o Bloco K trará para as empresas. “Agora teremos que colocar mais detalhes e não poderemos reaproveitar códigos. Tudo deverá ser mais detalhado nas notas fiscais”, comenta.

Mauro ainda conta que pretende levar o curso para dentro da empresa que atua, para que todos os colaboradores possam se capacitar e entender em quais pontos precisam se enquadrar.

Compartilhe
Atualize seu boleto aqui
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.