Existem diferentes ações que podem ser realizadas para economizar energia dentro na cozinha. Afinal em tempos difíceis, quem não precisa gastar com moderação? Pensando nisso o Núcleo de Gastronomia da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) reuniu diferentes sugestões que podem ser empregadas no dia a dia.
Dicas para economizar:
1- Organize os alimentos na geladeira: além de evitar que os produtos acabem estragando, diminui tempo e desperdícios ao procurá-los com a porta aberta.
2- A opção certa para economizar: comprar produtos que comprovem a economia de energia. Para não errar na escolha é preciso identificar aqueles que possuem o Selo Procel (ajuda a identificar entre os eletrodomésticos os mais eficientes e que consomem menos energia) ou aqueles que contenham a identificação de economia A.
3- Descongelar os alimentos naturalmente: nada de utilizar o micro-ondas. Decida o que vai preparar com antecedência, assim é possível tirar os alimentos antes do congelador.
4- Para um cardápio rápido que vai ao forno: não fique abrindo a porta antes do alimento estar pronto. Em cada abertura, 20% da energia acumulada é desperdiçada.
5-Para quem possui máquina de lava-louças, a dica é: usá-la somente quando existir uma grande quantidade de objetos que precisam ser lavados, caso contrário, a melhor opção é deixar acumular ou lavar na torneira.
Existem muitas outras práticas que podem ser incorporadas à rotina para economizar energia. As dicas acima são só algumas opções que podem ser aplicadas. Sem contar, que é possível gerar a própria energia elétrica. Entre as opções existentes está a energia solar, uma forma sustentável, renovável e limpa. Ela é proveniente da luz e do calor do sol que pode ser utilizada por meio de diferentes tecnologias.