Com o intuito de entender as mudanças e o que se aplica ao setor gastronômico o Núcleo de Gastronomia da ACIRS promoveu, nesta semana, uma conversa com representantes da contabilidade Zunino, para esclarecer as principais dúvidas sobre o eSocial.
Os profissionais comentaram sobre admissões, documentação e até mesmo sobre as multas. Além disso, explicaram o que é ao certo o eSocial e quais os seus principais objetivos.
Em resumo ele tem como propósito garantir aos trabalhadores os direitos previdenciários e trabalhistas, assegurando que a empresa informe tudo o que acontece com o funcionário. Com a mudança o colaborador terá acesso a todos os dados da sua relação laboral com o empregador através da internet.
Ao serem questionados sobre as mudanças no processo de férias, os profissionais da contabilidade explicaram que o empregado precisa ser comunicado com no mínimo 30 dias de antecedência e o pagamento deve ser feito dois dias antes do início das férias. Outra alteração é que agora elas podem ser usufruídas em até três períodos, sendo um deles de no mínimo 14 dias e os outros não inferiores há cinco dias.
Relacionado à área da gastronomia os nucleados puderam entender como que irá funcionar a prestação de contas sobre os estoques dos estabelecimentos que atuam e como esse processo precisa ser realizado. Segundo os representantes da contabilidade, será necessário emitir uma nota fiscal por dia do que entra e do que sai do estoque dos estabelecimentos.
Para a integrante do Núcleo de Gastronomia da ACIRS, Luana da Rosa, é importante ter profissionais de áreas específicas esclarecendo as dúvidas do grupo. “Essas mudanças que a lei trouxe tornará muitos pontos favoráveis ao empregador e ao empregado, no entanto nós como empresários vamos precisar nos reestruturar e planejar para atender as exigências”, comenta.
A nucleada conta que ainda para esse semestre o grupo planeja novas conversas e discussões sobre o tema, para esclarecer as principais dúvidas, isso porque a maioria dos integrantes do Núcleo não possui o conhecimento necessário sobre o assunto, principalmente quando se trata das tributações.