Logomarca

Núcleos da ACIRS e Unidavi discutem destino correto para óleo de cozinha

Sala de Imprensa: Notícias 02/03/2017
Núcleos da ACIRS e Unidavi discutem destino correto para óleo de cozinha
Foto: ACIRS

Qual o destino dado, por bares e restaurantes, para o óleo de cozinha? E a comunidade, de que forma tem feito esse descarte? Essas duas questões estiveram presentes na reunião da manhã desta quinta-feira, 02, do Núcleo de Inovação, com representantes do Núcleo de Gastronomia da Associação Empresarial de Rio do Sul (SC) e também com o professor Douglas Heinz e a coordenadora do curso de engenharia de produção, Andreia Pasqualini do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi).

O objetivo do encontro foi fazer uma troca de ideias para a elaboração de um projeto visando dar o destino correto ao óleo de cozinha, no Alto Vale. A propostas é que todo o material recolhido aqui na região seja utilizado para a produção de itens aqui. A ideia exige planejamento em logística, demanda e produção. O grupo sugeriu a fabricação de produtos como sabão ou até mesmo biocombustível.

Hoje o Núcleo de Gastronomia da ACIRS conta com pontos de coleta nos estabelecimentos nucleados, o produto é recolhido por uma empresa de Blumenau que produz sabão.

“Atualmente a Unidavi coleta óleo de cozinha em ações internas e o processa no seu laboratório de química industrial, transformando-o em sabão. A estrutura existente proporciona o desenvolvimento de outros produtos”, conta o professor Douglas Heinz.

O próximo passo será o levantamento de informações sobre o atual volume de óleo recolhido, posteriormente o grupo fará a elaboração de um projeto para o processamento de produtos derivados do óleo de cozinha usado e mapeará a rede de coleta existente.

Mais fotos:
Clique aqui para abrir a galeria

 

Compartilhe
Atualize seu boleto aqui
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.