Logomarca

Número de novas empresas sobe 10,1% no 1º semestre

Sala de Imprensa: Notícias 03/09/2018
Número de novas empresas sobe 10,1% no 1º semestre
Imagem: ilustração

Forma jurídica
Na classificação por forma jurídica a variação acumulada no ano mostrou que as MEIs (Microempreendedor Individual) continuam com papel de destaque, crescendo 14,9% no semestre. Já os demais tipos de empresa caíram 3,3%, mantida a base de comparação. Em termos de composição, no resultado acumulado do ano as MEIs representam 78,4% dos casos.

Setores
Quando analisada a composição das novas empresas por setores, o levantamento mostrou que o setor de serviços atingiu 57,8% de representatividade no 1º semestre de 2018, estando maior que os 55,8% observados no mesmo período 2017. O comércio ficou praticamente estável em relação ao ano passado. Já o setor industrial perdeu espaço, passando de 8,7% para 6,5% dos casos no período, enquanto o setor rural teve participação de 0,9% no semestre.

Regiões
Em comparação com 1º semestre de 2018 (1S17), apenas a região Norte registrou queda (-3,6%). As regiões Sudeste (11,9%) e Sul (12,9%) foram as que mais cresceram no número de novas empresas nos valores acumulados até junho de 2018. No mesmo sentido houve avanço nas regiões Centro-Oeste (8,2%) e Nordeste (7,2%).

Metodologia
O Indicador Trimestral de Abertura de Empresa é realizado pela Boa Vista SCPC a partir das novas empresas registradas na Receita Federal, considerando todo o território nacional.

Compartilhe
Atualize seu boleto aqui
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.