Logomarca

Os desafios dos e-commerces em meio aos serviços dos Correios

Sala de Imprensa: Notícias 07/03/2018
Os desafios dos e-commerces em meio aos serviços dos Correios
Foto: ACIRS

O reajuste que entrou em vigor na terça-feira,06, preocupa empresários inclusive, no Alto Vale. Isso porque, dependendo do local da entrega esse percentual chega a 51%.

Segundo o integrante do Núcleo de E-commerce da ACIRS, Jean Carlos Hoffmann, a elevação na taxa atrelada à mudança que os Correios fizeram nos prazos de entrega, no início do ano, prejudica muito o comércio eletrônico. “Nós no Alto Vale estamos propensos a perder muitas vendas. Isso porque, agora o Correio só garante o tempo de entrega para as mercadorias que são enviadas pela modalidade expressa”.

O empresário acredita que com essas mudanças promovidas pelos Correios, só abrirá espaço para que outras modalidades de entrega possam expandir no país.

O frete é uma das questões que mais causam transtornos neste mercado. De acordo com a pesquisa de “Logística no E-commerce 2017”, realizada pela ABComm, ele é o maior responsável pelos custos logísticos na atividade, (58,1%).

Ainda segundo a pesquisa, a falta de infraestrutura no sistema viário, segurança e o trânsito caótico elevam os custos e os transtornos nas entregas. Afetando diretamente no consumir, que precisa pagar um valor mais alto nos produtos para suprir essa necessidade.

Empresas protestam

A notícia do reajuste foi recebida com protestos pelos e-commerces. Entre eles o Mercado Livre e a Netshoes que lançaram a campanha #FreteAbusivoNão contra o aumento da tarifa e questionam o percentual nos serviços quando, a inflação anual ficou em torno de 3%.

Segundo um levantamento feito pelo Mercado Livre, o frete brasileiro será 42% mais caro que o argentino, 160% que o mexicano e 282% maior que o serviço de entregas da Colômbia.

Em nota, os Correios afirmam que esse é apenas um reajuste anual para suprir os custos que possuem com: mão de obra, transporte, entre outros. “Cabe ressaltar que o reajuste não é para o e-commerce, mas para os serviços de encomendas dos Correios, também utilizados pelo e-commerce. Trata-se de uma revisão anual, a exemplo do previsto em contrato. A definição dos preços é sempre baseada no aumento dos custos relacionados à prestação dos serviços”.

Compartilhe
Atualize seu boleto aqui
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.