Logomarca

Santa Catarina conta com mais de 8 mil arquitetos e urbanistas

Sala de Imprensa: Notícias 22/03/2018
Santa Catarina conta com mais de 8 mil arquitetos e urbanistas
Foto: ACIRS

Apenas no estado de São Paulo está um terço de todos os arquitetos ativos no país. Santa Catarina é responsável por abrigar 8.917 profissionais. Atualmente o Brasil conta com mais de 175 mil arquitetos segundo dados do site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC).

Segundo o Anuário de Arquitetura e Urbanismo 2016, uma publicação que traz as informações sobre as atividades do setor a classe profissional predominante é a feminina e jovem: 62,5% são mulheres e quase 60% têm menos de 40 anos. A região Sul é também a responsável pelo maior número de atividades de arquitetos e urbanistas (37,9%), seguido pelo Sudeste (35%), Centro-Oeste (12,2%), Nordeste (10,4%) e Norte (4,5%).

Os dados mostram ainda que nos últimos cinco anos, houve um crescimento de 47% nas atividades realizadas por arquitetos e urbanistas no país.

No Alto Vale, o número de interessados na profissão vem crescendo ano após ano. Só em 2018, Rio do Sul começou o ano com mais de 150 alunos matriculados, em diversas turmas no curso de arquitetura e urbanismo da Unidavi. Em Rio do Sul 76 arquitetos atuam na área segundo o CAU/SC.

“Os novos cursos oferecidos pelas universidades conscientizam e esclarecem para a sociedade o que esse perfil profissional representa, as suas funções e o trabalho que realiza para o desenvolvimento da cidade”, conta o coordenador do Núcleo de Arquitetos da Associação Empresarial de Rio do Sul, Ramon Testoni.

O arquiteto tem um grande leque de atuação no mercado, que muitas vezes não se restringe somente à construção, mas a gestão de projetos, obras diretas e empreendimentos e ao design.

O Núcleo de Arquitetos da ACIRS é um dos responsáveis por difundir o trabalho deste profissional no Alto Vale. Por meio de ações, capacitações e atividades em grupo, fomenta a importância da contratação do arquiteto especialista em cada área. “A arquitetura se ramifica em várias vertentes e quanto mais pessoas atuando, mais o mercado age”, afirma, Ramon Testoni.

Compartilhe
Atualize seu boleto aqui