Primeira edição da Capacitação de Líderes comunitários está terminando

Sala de Imprensa: Notícias 19/10/2010
Primeira edição da Capacitação de Líderes comunitários está terminando

Ap�s oito meses de aulas peri�dicas, a primeira edi��o do projeto Capacitar Lideran�as Comunit�rias, realizado pela ACIRS e UABRS e em parceria com diversas entidades p�blicas e privadas de Rio do Sul, est� chegando ao fim. A entrega dos certificados ocorre dia 09 de novembro com a palestra do presidente da Federa��o das Associa�es de Moradores de Santa Catarina (FAMESC), Leno Henrique e a presen�a de autoridades municipais.

Antes de receberem o documento comprovando a participa��o no projeto, os l�deres comunit�rios ainda ter�o as �ltimas aulas na semana que vem. Na quinta-feira, 28 de outubro, acontece a aula sobre No�es de Marketing, que ser� ministrada pela Ideia Comunica��o e na sexta-feira, 29, os alunos aprender�o sobre Planejamento Estrat�gico, no SIMMMERS, tamb�m parceiro do projeto.

Na reta final, tamb�m ocorreu a aula sobre Secretaria, ministrada pela professora e empres�ria Regina Bonito Petry, da Casulo Assessoria e Consultoria de Projetos e ex-secret�ria executiva da ACIRS, na segunda-feira, 18 de outubro. Durante duas horas, Regina falou da import�ncia da atividade de secretaria dentro das associa�es, que deve fazer o controle da documenta��o legal e o acompanhamento e registro dos processos. A import�ncia sobre fazer o protocolo, n�o deixando nenhum documento que entra ou sai da associa��o ficar sem registro, assim como ter em cada documento, o expediente, como o n�mero do of�cio e data de emiss�o, assim como a confec��o de atas das reuni�es. Os l�deres tamb�m puderam conhecer os livros-ata da ACIRS e ver documentos hist�ricos de 1945, ano da funda��o associa��o empresarial.

Regina tamb�m falou que o sucesso das associa�es depende da administra��o. � Sem processo n�o existe l�gica para as coisas serem feitas. Sem sequencia, n�o existe continuidade dos trabalhos at� ent�o realizados. Sem hist�rico, n�o temos informa�es para a tomada de decis�o e sem controle, n�o somos volunt�rios em busca do alcance de nossa miss�o. Somos apenas pessoas dentro de um navio � deriva �, sentenciou.

O projeto Capacitar Lideran�as Comunit�rias, faz parte da terceira diretriz estrat�gica da ACIRS “Contribuir com a Comunidade”, cujas aulas iniciaram dia 15 de mar�o de 2010.