Eles também dependem da movimentação de turistas na cidade. Por isso, os empresários do Núcleo de Gastronomia, da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), receberam dois convidados durante a reunião do grupo, na quinta-feira, 21 de agosto. O primeiro foi Ivan Demarchi, do Serviço Nacional do Comércio (SENAC), que informou sobre as capacitações que estão sendo realizadas na área de turismo e gastronomia.
Uma delas é um curso técnico gratuito, que inicia no dia 1º de setembro e tem duração de um ano e meio, para formar Guias de Turismo. “Nosso objetivo é formar profissionais que possam contribuir com a potencialização do turismo na região”, afirmou Demarchi. O curso já vem sendo desenvolvido em algumas cidades do estado.
Outra opção é um workshop, também gratuito, sobre Informações Turísticas, oferecido em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio do Sul, e voltado para quem trabalha em restaurantes, padarias, pontos de táxi, assim como para o poder público e polícias. “A ideia é preparar estas pessoas para orientar os visitantes e também explorar o roteiro turístico”, explicou. O workshop será realizado em três dias de teorias, mais um city tour no final, para que os participantes visualizem as opções existentes. A data ainda será definida.
Também participou da reunião a turismóloga Joanna Pellizzetti, da prefeitura. “Queremos alinhar os trabalhos, perspectivas e anseios do setor”, revelou Joana. Ela contou que a legislação do Conselho Municipal de Turismo precisa ser atualizada para uma maior aproximação do poder público com o trade turístico. “Pretendemos trabalhar na instalação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do turismo no município e na região. O poder público é apenas um agente, quem faz o turismo é a iniciativa privada, somos um suporte e precisamos saber quais são as suas necessidades”.
Joana contou sobre as principais atividades que estão sendo encaminhadas por sua equipe, como o fortalecimento do projeto Quatro Cantos, as capacitações, a revisão de estatuto da Associação de Turismo Rural, a operacionalização dos pórticos turísticos, entre outras ações. Após sua apresentação, os integrantes do núcleo deram algumas sugestões baseadas nas demandas das empresas que atuam no ramo da gastronomia.