ACIRS terá nova turma do MBA em Gestão Empresarial da FGV

MBA Executivo: Gestão Empresarial
Coordenação Acadêmica: Ana Ligia Nunes Finamor

JUSTIFICATIVA

O mundo globalizado, no auge da gestão do conhecimento e as novas demandas do mercado profissional, exige do profissional que deseja ser competitivo num cenário dinâmico e volátil, uma postura empreendedora e crítica, com visão sistêmica e capacidade de reinvenção, interagindo com novas estratégias e apresentando resultado cada vez mais promissores.

O profissional deste milênio necessita desenvolver-se constantemente, aprimorando a sua percepção de oportunidade e melhorando a sua empregabilidade, através de um poder de análise e decisão mais competitivo, e de um poder de argumentação e persuasão que possam agregar ao seu diferencial competitivo.  Competências ligadas à capacidade de negociação, comunicação, liderança, inteligência  emocional, além de habilidades técnicas vem sendo cada vez mais requeridas.

O MBA em Gestão Empresarial, coerente com estas atuais exigências do mundo corporativo, oferece um Curso voltado para o conhecimento sistêmico da gestão de empresas, que inclui a abordagem crítica das diversas áreas que compõe a empresa, levando o aluno/participante à compreensão de todo o processo que envolve a gestão e como o entendimento de áreas como o marketing, finanças, pessoas, qualidade e estratégia podem agregar valor quando relacionadas em sintonia para gerar a eficácia do negócio.

OBJETIVO DO CURSO

• Desenvolver a capacidade empreendedora e empresarial, com percepção de oportunidade de negócios;
  • Aprender a lidar com situações e decisões complexas;
  • Desenvolver a visão sistêmica e estratégica, melhorando a sua empregabilidade;
  • Desenvolver a capacidade de análise e reflexão crítica, envolvendo as diversas áreas da gestão de empresas;
  • Melhorar as competências interpessoais e promover o networking.

PÚBLICO ALVO

Profissionais das mais diversas formações acadêmicas e funções como gestores, supervisores, gerentes; empreendedores em geral que lideram equipes de negócios, além de profissionais que tenham como objetivo alavancar resultados por meio de uma gestão organizacional eficiente.

METODOLOGIA DO TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é oriundo do Plano de Negócios, que é uma disciplina do curso, onde os alunos elaboram um plano contendo todas as áreas (financeira, estratégia, marketing, pessoas, dentre outras) para descrever um empreendimento e avaliar a viabilidade do mesmo. O TCC é realizado individualmente e orientado pelo mesmo professor que orientou e acompanhou a elaboração do Plano de Negócios. No TCC o aluno deverá se aprofundar em uma das áreas do Plano de Negócios, realizando uma revisão de literatura coerente com o tema escolhido e detalhando mais esta área especifica. Haverá orientação à distância e presencial.

Os alunos terão até 90 dias após a apresentação do Plano de Negócios, que é a última disciplina presencial do Curso, para entregar o seu TCC. A entrega do mesmo será eletrônica, através do FGV Management Network, onde serão avaliados os relatórios gerados pelo Ephorus (sistema de identificação de plágio).

DISCIPLINA ISENTA DE PROVA

– A disciplina Plano de Negócios estará isenta de prova pela sua característica de construção de um projeto, envolvendo todas as áreas do Curso. A avaliação será através do trabalho escrito (70%) e pela apresentação oral (30%).

– A disciplina Gestão de Carreira estará isenta de prova já que o seu objetivo é gerar condições ao aluno para um melhor gerenciamento da sua própria carreira e está inserida num projeto mais abrangente no Curso que tem este sentido. A avaliação será através do plano de desenvolvimento pessoal e profissional construído pelo aluno, valendo 100%.

– A disciplina de Design Thinking e Inovação nos Negócios estará isenta de prova, já que um dos objetivos é que a mesma estimule o senso de oportunidade e a resolução criativa de problemas junto às empresas, e a sua avaliação será através da apresentação de um protótipo que será detalhado e refinado e entregue sob forma de um relatório.

– O módulo de JOGO DE NEGÓCIOS conta com uma metodologia diferenciada,  que simula uma competição em grupo em um ambiente organizacional, e pelo seu caráter eminentemente prático, a avaliação é através de um relatório resultante do processo vivenciado durante o módulo.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 horas / aula

Mais informações: http://eventos.acirs.com.br/evento/303/mba-gestao-empresarial-fgv