Feirão do Imposto será realizado esta semana em Rio do Sul

Sala de Imprensa: Notícias 22/05/2017
Feirão do Imposto será realizado esta semana em Rio do Sul
Foto: ACIRS

Em Rio do Sul a atividade do Núcleo de Jovens neste ano vai ser realizada durante três dias. Na quinta-feira, 24, os nucleados estarão na Uniasselvi entregando panfletos e coletando assinaturas para o Movimento Brasil Eficiente, além disso o Observatório Social em parceria com núcleo da ACIRS vai realizar uma palestra. Na sexta, dia 26, o público alvo serão os acadêmicos da Unidavi, membros do núcleo estarão nas entradas e também nos corredores da instituição entregando panfletos de conscientização e também coletando assinaturas para o movimento.

Já no sábado a abordagem vai acontecer no Calçadão Osny José Gonçalves, no Centro da cidade, além da entrega de materiais com informações e a coleta de assinaturas, os nucleados vão colocar em exposição alguns produtos com marcações revelando o valor que é pago de imposto por cada item.

“O objetivo da ação é impactar cerca de três mil pessoas no total, nas universidades e na palestrar aproximadamente 1000 serão alcançadas, já em campo acreditasse que mais 2000 pessoas vão ser abordadas” contou o responsável pela ação do Feirão do Imposto e também nucleado, Gabriel da Rocha.

“A importância do Feirão do Imposto está em conscientizar as pessoas sobre a carga tributária no Brasil, nós entendemos que a base de tudo é a educação, e quando a gente fala sobre o conhecimento de imposto pouco se sabe, podemos pegar uma criança, adultos ou senhores, e podemos ver a falta de conhecimento sobre isso” destaca o vice-presidente regional Cejesc Alto Vale (Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina) Bruno Duarte.

Neste ano o Feirão do Imposto tratará também sobre aplicação dos recursos públicos, ou seja, como tem ocorrido o retorno destes tributos em prol da população, ação contra a corrupção e a favor da eficiência na gestão dos recursos públicos.

“A gente sabe que a corrupção contribui bastante para que esse retorno do imposto não aconteça, então esse ano o tema é: Chega de Mão Grande! Focado na corrupção, ou seja, qual o impacto da corrupção no aumento da carga tributária, na falta de retorno da carga tributária que toda as pessoas pagam aqui no Brasil” destaca Duarte.

Feirão do Imposto:

A ação nasceu em Santa Catarina em 2002 e tem como propósito disseminar informação tributária de forma simplificada à população. Em 2012 conseguiu a aprovação da Lei do Imposto na Nota (Lei 12.741/12), que obriga todos os estabelecimentos a incluir nos documentos fiscais o percentual e o valor aproximado de impostos pagos.
O Feirão do Imposto acontece em 24 estados da federação e mais de 100 cidades do Brasil.