Núcleo de Segurança do Trabalho discute NR-12

Sala de Imprensa: Notícias 10/06/2017
Núcleo de Segurança do Trabalho discute NR-12
Foto: ACIRS

Para muitos pode passar despercebido, mas nos locais de trabalho existem inúmeras situações de risco que podem provocar acidentes, por isso prevenção é fundamental.

Durante as reuniões do Núcleo de Segurança do Trabalho da ACIRS são abordados diversos temas que visam sanar riscos e prevenir acidentes na rotina dos trabalhadores. Entre os assuntos pautados está a Norma Regulamentadora-12 (NR-12).

A NR-12 foi criada1978 pelo Ministério da Educação (TEM) e tem como objetivo garantir que máquinas e equipamentos sejam seguros para o uso do trabalhador. Por isso, exige informações completas sobre esses objetos de trabalho, incluindo transporte, instalação, manutenção e até mesmo como serão descartados após acabar sua vida útil.

O integrante do Núcleo, Márcio Buss, explanou sobre a Norma Regulamentadora, que define os princípios fundamentais e as medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física do trabalhador. Segundo ele, ela também estabelece requisitos mínimos para a utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos.

Márcio destacou que em um ambiente onde há segurança o trabalhador faz seu serviço com maior confiança. “Já passei por empresas que após a adequação do ambiente os trabalhadores estavam mais entusiasmados e executando o trabalho com maior força de vontade”.

O Núcleo de Segurança no Trabalho (NST) da ACIRS busca promover a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, como adequação do ambiente de trabalho e estar enquadrado dentro das normas de saúde. Com isso trabalha para conscientizar as empresas, principalmente as do Alto Vale do Itajaí.