Núcleo de Segurança do Trabalho faz visita técnica na Brandili

Sala de Imprensa: Notícias 30/06/2017
Núcleo de Segurança do Trabalho faz visita técnica na Brandili
Foto: ACIRS

A Brandili além de destacar-se no ramo têxtil por desenvolver produtos de qualidade para crianças, é também referência em segurança no trabalho e sustentabilidade.

E foi com o propósito de conhecer e entender como é desenvolvido os processos de segurança e sustentabilidade dentro da empresa, que os integrantes do Núcleo de Segurança do Trabalho da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) estiveram em visita técnica a sede da Brandili localizada em Apiúna.

Durante a visita os nucleados foram recebidos pelo gerente de sustentabilidade Leonir Felipe Saliman Filho e por sua equipe composta por um analista de sustentabilidade, dois técnicos de segurança no trabalho, um brigadista particular e um analista de gestão de qualidade.

O gerente explicou como é desenvolvida toda a segurança da empresa e o processo de sustentabilidade para os 1.250 colaboradores. “Nós trabalhamos unindo as partes econômicas, sociais e ambientais precisamos das três esferas para que tudo possa acontecer”, acrescenta.

A empresa têxtil trabalha com vários sistemas preventivos e dentro das normas regulamentadoras, como rede de hidrantes, extintores, alarmes e sistema de detecção a incêndio, iluminação e sinalização de toda área, além de contar com uma equipe de atendimento a emergências e um campo de treinamentos para combate ao fogo que está entre os quatro melhores do estado. Possui ainda uma reserva de 900m² de água para ser usada em caso de incêndios e um ambulatório com médicos e enfermeiros à disposição. “No grupo Brandili governança, estratégia e sustentabilidade são indissociáveis”, destacou Filho.

“A Brandili é referência para todos nós da região, e aqui dentro foi o momento de apresentar muitas oportunidades para os integrantes do Núcleo de Segurança do Trabalho. O compromisso deles com a sustentabilidade e com o meio ambiente nos enche de orgulho por ter uma empresa como essa assim engajada na região. Uma visita como esta irá ajudar muito no dia a dia desses profissionais”, conta a diretora adjunta de Núcleos Luana da Rosa.

O grupo ainda pôde conhecer os ambientes da empresa como, onde são melhorados os resíduos para serem devolvidos ao meio ambiente, o lugar onde a empresa separa e seleciona os produtos para descarte e devolução, a expedição que trabalha com 50% em automação e 50% manual, a cozinha de tintas e toda área externa. “Trabalhamos com sistema de prevenção. Há questões que não dá par deixar para depois”, afirma Leonir Felipe Saliman Filho.

A empresa conta hoje com 16 mil m² de mata ciliar, com 35 espécies naturais, preservando a fauna e a flora além disso trabalha com energia 100% sustentável. Ainda, possui uma política onde todos os resíduos produzidos pelas facções que trabalham com o grupo devem ser devolvidos na empresa, para não correr o risco de serem descartados incorretamente no meio ambiente.

A nucleada Maria Rita Mayer Costa Paes, conta que durante a visita aprendeu diversos pontos e pôde entender melhor a segurança dentro da Brandili. “ Fiquei muito impressionada com tudo que vimos hoje, foi uma tarde de muito aprendizado”.

Mais Fotos:Clique aqui para abrir a galeria