Núcleo de Inovação da ACIRS recebe novos membros

Sala de Imprensa: Notícias 15/09/2017
Núcleo de Inovação da ACIRS recebe novos membros
Foto: ACIRS

Oito empresários da região participaram da reunião de entrada de novos membros do Núcleo de Inovação da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS). Durante o encontro os novos participantes puderam conhecer os projetos e atividades desenvolvidas pelo Núcleo e pela a ACIRS.

O diretor de mercado e soluções empresariais da ACIRS, Riciéri Fernando Ramlov, apresentou aos novos nucleados quais as ações que a Associação Empresarial realiza. Destacou  as soluções que são oferecidas e as bandeiras que são defendidas, entre elas a BR-470. Ramlov falou também sobre as capacitações que são proporcionadas para a população através da Associação.

O diretor de mercado e soluções empresariais, explicou o quanto a participação em Núcleos pode ser importante para as empresas. “O retorno sempre será proporcional ao comprometimento”, enfatizou Ramlov.

O coordenador do Núcleo de Inovação Gabriel de Borba Neto, destacou as ações que o grupo realizou e ainda irá promover durante o ano. Explicou o funcionamento das reuniões e como as atividades são desenvolvidas em cada encontro.

“Receber novos nucleados é sempre muito positivo, tanto para dar um novo gás aos que já participam do Núcleo, como para oferecer novas ideias e negócios. Recepcioná-los com uma dinâmica, é mostrar o que o Núcleo fomenta”, conta o coordenador do Núcleo de Inovação, Gabriel de Borba Neto.

Além das apresentações, os novos empresários integrantes do Núcleo participaram de uma dinâmica de design thinking, onde precisaram pensar em novas alternativas para um produto.

A dinâmica funcionou da seguinte forma: os participantes se dividiram em duplas, e em uma folha de papel desenharam o que seria para cada um uma carteira perfeita. Após esse processo cada integrante da dupla precisou entrevistar o outro, para conhecer as necessidades que existam para que a carteira perfeita fosse fabricada.

Após as entrevistas, cada nucleado elencou os principais pontos destacados pelo colega e elaborou esse produto. Assim, cada participante precisou desenhar cinco ideias diferentes que poderiam ser úteis. Depois deste processo, uma opção foi escolhida e um protótipo foi montado e apresentado.

O objetivo da dinâmica foi para que o grupo pudesse pensar sobre o produto de uma forma diferente. Eles precisaram imaginar uma carteira que fosse funcional para os clientes.

O nucleado Odair da Rosa contou o porquê aplicar uma oficina de design thinking com os novos integrantes do Núcleo. “Essa é a forma de passarmos para eles a primeira experiência de pensar diferente. Nosso objetivo foi trazer uma dinâmica prática e fugir da teoria, entretanto sem deixar de apresentar o que o Núcleo de Inovação tem para oferecer. E também foi um momento para que houvesse uma maior interação entre os novos nucleados. Testar verificar, levantar os problemas, são muitas das práticas que nós iremos usar e foi esse sentido que nós queríamos mostrar”.

Mais fotos: Clique aqui para abrir a galeria