Núcleos da ACIRS discutem com Poder Público ações de empreendedorismo nas escolas

Sala de Imprensa: Notícias 22/09/2017
Foto: Assessoria de imprensa- Prefeitura de Rio do Sul

A proposta apresentada pelos nucleados foi de formular um projeto, em parceria, que pudesse inserir na grade escolar dos alunos matérias sobre empreendedorismo. Além disso, o Núcleo de Jovens Empreendedores apresentou o Geração Empreendedora um projeto que é desenvolvido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC). Ele tem como propósito aplicar aos estudantes do segundo ano do ensino médio noções de empreendedorismo e associativismo.

“O objetivo do encontro foi discutimos sobre como a ACIRS pode se unir à GERED para um projeto de educação empreendedora. Questionamos também se haveria a possibilidade de estendê-lo a todo ensino médio”, conta o coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores Lucas Manoel Fronza.

Agora os Núcleos irão trabalhar na elaboração de ações para o fomento do empreendedorismo em parceria com a Gerência Regional de Educação. “Para os próximos dias o NJE, NIAVI e o Núcleo de Inovação irão se reunir para elaborar um projeto piloto e discutir sobre algumas ações para aplicar aos estudantes talvez algo como uma semana de empreendedorismo com cases de empresários da região, palestras sobre tecnologia, empreendedorismo e inovação. A ideia é criar uma cultura de empreendedorismo e inovação nos jovens”, conta Fronza.

O Núcleo de Informática apresentou também a proposta de ajudar a capacitar os professores para o uso da ferramenta Google For Education, uma solução tecnológica desenvolvida para facilitar a vida de professores e alunos dentro e fora das salas de aula. Os nucleados discutiram, ainda, sobre uma parceria com a Área Central em preparar os alunos sobre tecnologias.

“Durante o encontro discutimos uma forma de mostrar aos alunos em formação o empreendedorismo, inovação e a tecnologia da informação. Através destes fatores estamos preparando eles para o futuro e diminuindo a escassez de mão de obra qualificada para o setor de informática”, conta o integrante do Núcleo de Informática, Sandro Alencar Fernandes.