Empresários conhecem novos modelos de inovação em missão técnica a São Paulo

Sala de Imprensa: Notícias 25/09/2017
Empresários conhecem novos modelos de inovação em missão técnica a São Paulo
Foto: ACIRS

Na missão o grupo conheceu diferentes modelos de startups e de aceleradoras que são referência no país e no mundo. Teve a oportunidade de participar também de bate-papos com profissionais que se destacam em promover a inovação. E, ainda, assistiram cases inspiradores sobre novas possibilidades e ideais.

O intuito da missão técnica foi de proporcionar aos empresários a oportunidade de conhecer os novos modelos de inovação e as tecnologias que estão sendo usadas nestas empresas, para posteriormente desenvolver este ecossistema de inovação no Alto Vale.

“Durante a missão entendemos que estamos no caminho certo, que os diversos temas e metodologias tratados pelo Núcleo de Inovação da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) são os mesmos ou semelhantes aos que são utilizados em grandes centros e por empresas de inovação que são referência”, conta o coordenador do Núcleo de Inovação, Gabriel de Borba Neto.

Entre os lugares visitados pelo grupo estão a Impact Hub, uma rede mundial de coworkings presente em 90 cidades, as aceleradoras Artemisia, Oxigênio e Startupfarm, o campus da Google, uma escola de design thinking e o Cubo (Centro de Inovação do Itaú).

“Em todas as empresas pudemos conhecer como é a dinâmica de cada, as interações com o ecossistema em torno, o contato com os clientes, a busca por novos mercados e investidores quando necessário ou desejado”, explica o coordenador do Núcleo de Inovação.

Os nucleados também conheceram como são realizadas as parcerias entre empresas de segmentos semelhantes ou diferentes na busca do sucesso de ambas.

“Esses quatro dias foram de grande importância, conhecemos o que as grandes empresas estão desenvolvendo no mercado e como os novos modelos de negócios e a aceleração estão sendo trabalhados.Além disso o convívio foi importante para que até mesmo parcerias pudessem ser fechadas”, conta a diretora de inovação e competitividade da ACIRS Luana Cristina Theis.

“Muito do que vimos será possível colocarmos em prática em nossos grupos e empresas. Inclusive segundo relatos de participantes alguns pretendem fazer isto já esta semana, como: metodologias, interações, ajustes do espaço físico, relacionamentos entre colaboradores, clientes e o posicionamento das empresas”, conta o coordenador do Núcleo de Inovação.

“Algo que me marcou e que quero aplicar dentro da minha empresa é a questão de proporcionar aos clientes não só um negócio, mas sim uma experiência. Isso foi muito enfatizado em todos os lugares que visitamos e pode proporcionar uma grande diferença”, conta o vencedor do Prêmio de Inovação João Stramosk, que participou da missão, Filipe Magnani.

A missão técnica foi promovida através de uma parceria entre o Núcleo de Inovação da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).