Projetos da Defesa Civil são apresentados em plenária da FACISC no Alto Vale

Sala de Imprensa: Notícias 13/11/2017
Projetos da Defesa Civil são apresentados em plenária da FACISC no Alto Vale
Foto: ACIRS

A Secretaria de Estado da Defesa Civil apresentou a cerca de 30 representantes de associações empresariais do Alto Vale do Itajaí um balanço dos principais projetos em desenvolvimento para a prevenção e a mitigação de desastres naturais. A reunião plenária regional da FACISC ocorreu na quinta-feira, 9, em Rio do Sul.

O coordenador regional da Secretaria de Estado da Defesa Civil, Jaimerson Espíndola, iniciou o encontro destacando que Santa Catarina será o primeiro estado com 100% de cobertura por radares meteorológicos. Ao ser questionado sobre o funcionamento do radar de Lontras, ele explicou que componentes do equipamento foram substituídos pela empresa Enterprise Eletronics Corporation (EEC), em meados deste ano, sem custos para o governo do estado.

De acordo com o extrato do termo de acordo publicado no Diário Oficial do Estado de 12 de abril, a EEC foi responsável pela substituição do transmissor, do gabinete de controle inteiro e peças sobressalentes no Radar Meteorológico de banda S de Lontras. “Tivemos um ganho operacional e desde então não houve mais problemas com a geração das imagens”, afirmou.

Além disso, o coordenador destacou que “já está operacional o novo serviço de alerta via SMS, para todos os municípios”. Mais de 200 mil cidadãos catarinenses haviam se cadastrado para receber as informações até o fim de outubro, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil.

BARRAGENS DE CONTENÇÃO DE CHEIAS

Um dos temas que mais despertaram interesse na plenária foi a construção das novas barragens de contenção de cheias. Nos municípios de Petrolândia e de Mirim Doce as tratativas estão mais adiantadas, faltando apenas o pagamento das indenizações para que as licenças ambientais de instalação (LAI) possam ser emitidas pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma).

A Defesa Civil também está aprofundando os estudos para a construção de duas novas barragens em Pouso Redondo, duas em Agrolândia e uma em Braço do Trombudo. O coordenador também destacou que pela primeira vez as estruturas já existentes em Taió e Ituporanga estão servindo para outros usos. “Hoje elas estão estocando água já que uma forte estiagem está prevista para os próximos meses”, afirmou o coordenador.

Aos empresários, também, explanou sobre os resultados obtidos com as obras de sobre-elevação realizadas nas barragens Sul e Oeste. Além de ampliar a capacidade de reservação, com os novos canais extravasores, foi possível reduzir de 18 para sete dias o período de esvaziamento dos lagos.

MELHORAMENTOS FLUVIAIS

A previsão da Defesa Civil é de que a implantação de todo o pacote de obras contribua para que enchentes como a de 1983 não voltem a ocorrer em Rio do Sul. Os melhoramentos na calha do rio em Taió, Rio do Sul e Lontras também serão fundamentais, sobretudo, para ampliar a vazão da água.

Uma novidade destacada pelo coordenador é possibilidade de implantação de projetos, como o canal extravasor de Lontras, por meio de parceria público-privada. “O canal deve ser construído no maciço de Salto Pilão. Terá 600 metros de comprimento, 40 metros de largura, 6 metros de profundidade e 4 comportas”. Segundo Espíndola, o empreendimento poderá ser utilizado para a geração de energia elétrica.

OUTRAS AÇÕES

Espíndola também destacou que todo o território catarinense será mapeado para identificar riscos geológicos e hidrológicos. O objetivo é que as informações sejam utilizadas pelos municípios para melhorar o planejamento urbano, a prevenção e a proteção à população. O trabalho será do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e é pioneiro no país, pela escala.

Rio do Sul e Taió também estão sendo contemplados com a instalação de Centros Integrados de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd). Ao todo, 20 estarão distribuídos pelo estado. “Poderemos, por exemplo, fazer uma videoconferência entre todas elas”. A capital do Alto Vale também será contemplada com um centro de logística (Celog), responsável pelo fornecimento de itens de assistência humanitária.

“Estas informações são importantes porque a economia e a sociedade num todo sofrem com os desastres naturais. E precisamos de ações efetivas para diminuir os prejuízos na região”, afirma o vice-presidente regional da FACISC para o Alto Vale, Alex Detlev Ohf.

Durante a Plenária Regional da FACISC os empresários discutiram, ainda, sobre as obras de manutenção, duplicação e a concessão da BR-470/SC e as ações que estão sendo desenvolvidas pela Fundação Empreender, Conselho Estadual da Mulher Empresária (CEME) e Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (CEJESC).

FOTOS: Clique aqui para abrir a galeria