Logomarca

Cresce o número de cooperativas lideradas por mulheres no país

Sala de Imprensa: Notícias 20/03/2018
Cresce o número de cooperativas lideradas por mulheres no país
Foto: ACIRS

A luta pelo empoderamento feminino cresce no mundo todo. Em diversos países, elas estão se juntando e trabalhando por direitos iguais e no cooperativismo isso não é diferente. Uma nota divulgada pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), assinada por María Eugenia Pérez Zea, presidente do Comitê Mundial de Equidade de Gênero da ACI, chama a atenção para o fato.

Para ela, as cooperativas precisam incentivar as mulheres a ingressarem no mercado de trabalho e a lutarem pelos seus ideais, colaborando com a sociedade civil, apoiando-as nos processos de sensibilização social e de formulação de políticas públicas. “Deve-se salientar o indubitável poderoso papel que as mulheres ativistas de cooperativas rurais têm realizado na geração de melhores condições para elas e para as suas famílias no campo, ao mesmo tempo que têm contribuído para o progresso do cooperativismo”, comenta María Eugenia.

No campo ou na cidade, as mulheres estão buscando pelo seu espaço no mercado de trabalho, seja ele a frende de um empreendimento ou de uma cooperativa. No Alto Vale o número de mulheres em cargos de liderança cresce significativamente.

Pensando em valorizar as mulheres integrantes do grupo e o papel que desempenham, o Núcleo de Cooperativas da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) promoveu uma homenagem as nucleadas. Um vídeo que retrata a realidade de mulheres do Norte do país liderando cooperativas foi apresentado a todos.

A produção mostra entre barcos e caminhões, “as mulheres de fibra” que contam as suas rotinas e experiências como cooperadas e dirigentes de cooperativas dos ramos agropecuário, transporte, produção e trabalho.

“Tudo na vida é uma questão de equilíbrio e na gestão das empresas/ cooperativas não é diferente. Para o sucesso de uma organização precisamos do equilíbrio de gêneros. As virtudes das mulheres enriquecem nosso Núcleo, nossos debates e nos torna mais eficientes”, conta o coordenador do Núcleo de Cooperativas da ACIRS, Ricardo da Silva.

Para a nucleada, Marlene Baptista Alegri, é muito importante para o Núcleo contar com mulheres líderes. “O Núcleo só se fortalece com a presença destas profissionais. As mulheres possuem uma garra diferente, lutam muito pelo que querem alcançar, são unidas e possuem ideias inovadoras. Por meio da cooperação trabalhamos umas com as outras e com os homens para que os objetivos sejam alcançados”, comenta.

Compartilhe
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.