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Núcleo de RH da ACIRS promove conversa sobre gestão estratégica

Sala de Imprensa: Notícias 21/03/2018
Núcleo de RH da ACIRS promove conversa sobre gestão estratégica
Foto:ACIRS

O objetivo da conversa foi de apresentar para os integrantes do Núcleo de Recursos Humanos da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) a importância que esses profissionais possuem. E as ações que eles devem realizar, para conquistar espaços além do papel que já executam.

Para que todos entendessem o propósito da conversa, o professor perguntou aos nucleados o tipo de negócio e o valor que a empresa no qual trabalham entrega. Segundo Oliveira, tudo precisa ser desenvolvido de forma alinhada entre a empresa e o RH.

“Esse assunto faz parte do nosso planejamento estratégico, desenvolver os profissionais e com isso as empresas. A conversa de hoje veio para dar um direcionamento no papel do de RH, de como ele deve ser aproveitado e como os profissionais devem trabalhar para conquistar os espaços que as empresas oferecem. Além disso, nos passou um esclarecimento do jeito correto de realizarmos o que propomos para o nosso trabalho”, conta a coordenadora do Núcleo de Recursos Humanos da ACIRS, Uiara Ramos.

“Para que o RH entenda por onde começar a trabalhar, as dificuldades e as necessidades, ele precisa identificar qual modelo de gestão está aplicando e se ele é ou não adequado ao negócio”, comenta Oliveira.

O especialista explicou aos nucleados os diferentes modelos de gestão que existem (estratégico, paternalista, participativo e controlador) e em quais ambientes de trabalho eles podem ser aplicados. “Um exemplo simples é um empreendimento que possui um modelo de negócio controlador. Ele promete para o cliente preço baixo e o RH quer trabalhar de uma forma excessivamente tecnológica. Não dará certo, porque o próprio modelo de negócio não permite”, conta Oliveira.

A ideia passada foi para que os integrantes do Núcleo pudessem descobrir e refletir diante dos tipos de valores que uma organização pode oferecer, que são quatro: preço correto, velocidade de resposta ao cliente, características especiais do produto e atendimento personalizado.

“Pensamos em muitas situações, que o jeito de trabalhar deve ser o mesmo para todas as empresas, com atualizações e inovação, mas às vezes isso não acontece desta forma. Em alguns casos porque o modelo é controlador, ou a dinâmica trabalhada é muito diferente da estratégia de trabalho. Com isso o RH, além das suas práticas naturais, precisa saber qual o papel dele diante de cada uma das estratégias e modelos de gestão, para que não fique desalinhado”, conta o especialista.

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