Núcleo de Inovação da ACIRS promoverá 1º Hackathon de Agronegócios da região

Sala de Imprensa: Notícias 14/05/2018
Núcleo de Inovação da ACIRS promoverá 1º Hackathon de Agronegócios da região
Foto: Divulgação

Em busca de promover, ainda mais, o desenvolvimento desta atividade econômica em Rio do Sul acontece nos dias 19 e 20 de maio, no Colégio Dom Bosco, o 1º Hackathon de Agronegócios do município. O evento tem como objetivo desenvolver soluções para a agricultura familiar, por meio de diferentes ideias e métodos que contribuam para o crescimento e fomento agrícola.

O Hackathon é um evento que reúne diferentes profissionais ligados ao desenvolvimento tecnológico que atenda algum fim específico, neste caso a agricultura familiar rio-sulense.

Segundo o integrante do Núcleo de Inovação da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) e diretor técnico de inovação da prefeitura de Rio do Sul, Odair da Rosa, não importa a ideia o importante é que ela possa ajudar o homem do campo em sua rotina de trabalho. Pode ser um aplicativo para saber as condições climáticas, soluções para desenvolver melhor o manuseio agrícola, ou até mesmo algo que ajude a organizar as atividades realizadas no campo.

“Este processo de co-criação e inovação tem tudo haver com o Núcleo, por isso então entramos como parceiros do evento”, conta o coordenador do Núcleo de Inovação da ACIRS, Gabriel de Borba Neto.

O 1º Hackathon de Agronegócios integra as ações do Startup Weekend (SW) Rio do Sul, que acontecerá nos dias 24,25 e 26 de agosto. O evento tem como propósito desenvolver uma empresa em 54 horas. “Nada melhor do que criarmos um aquecimento que possa ajudar a melhorar situações reais da comunidade, por isso estamos promovendo o 1º Hackathon de Agronegócios”, cometa Gabriel.

“Queremos incentivar a união entre a tecnologia e o homem do campo rio-sulense, o Hackathon de Agronegócios é o primeiro passo para isso. Em grande escala já existem diferentes aplicativos ou métodos para ajudar no trabalho, mas quando se trata do pequeno produtor essas alternativas são escassas”, conta Odair.

A equipe com a melhor solução desenvolvida durante o evento receberá R$1.000,00 e mais um passaporte para a Agro Vale. As três melhores ideias terão a oportunidade de realizar uma apresentação durante o evento agrícola.

As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever no link: http://bit.ly/hackagro